Roque Saldanha atraiu a atenção nas redes sociais ao insultar e mandar o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, enfiar uma tornozeleira eletrônica “no cu”. Ele estava sob medidas cautelares e é investigado por articular atividades criminosas contra o Estado Democrático. Nesta terça-feira (26/11), Saldanha publicou um vídeo insultando e desafiando Moraes, depois de o ministro solicitar a prisão do radialista por violar as medidas cautelares.
Nas redes sociais, Saldanha se apresenta como locutor, apresentador, atuante em rádio, TV, shows e eventos, além de se intitular “a voz de trovão do Brasil”.
Ele se identifica como um homem de direita e membro da bancada da bala. Natural de Carlos Chagas (MG), ele concorreu ao cargo de deputado federal de Minas Gerais em 2022, pelo PSC, mas não foi eleito.
De acordo com o processo em andamento no STF contra Saldanha, ele usava as redes sociais para instigar e incentivar “atos violentos e atentatórios ao Estado Democrático” e aos ministros do STF e do TSE. Em algumas postagens, ele teria sugerido que viajaria para Brasília armado.
Preso em janeiro de 2023 por incitar golpes e violência, ele foi solto no mesmo mês sob condições, incluindo o uso de tornozeleira eletrônica e a proibição de sair de Governador Valadares (MG).
No entanto, segundo o processo, o radialista desrespeitou repetidamente os limites estabelecidos e o sinal da tornozeleira dele chegou a ser perdido em mais de uma ocasião. Por isso, em 24 de novembro, Moraes pediu a prisão preventiva de Saldanha.
Vídeo com insultos
Na terça-feira, Saldanha publicou um vídeo mostrando a tornozeleira quebrada, afirmando que Moraes “não é homem” e mandando o ministro “enfiar a tornozeleira no cu”.
No vídeo, ele diz que a tornozeleira estava “cozinhando” sua perna, e que o ministro “sabia disso e todos os dias fazia essas palhaçadas pedindo documentos”.
“Você deveria ter vergonha na cara e aprender a agir como homem, seu safado. Estado de direito é o inferno para você. Pegue essa tornozeleira, abra seu…
Comentários Facebook