Teixeira de Freitas se destaca entre as maiores cidades da Bahia com mais de 100 mil habitantes por ter a menor proporção de beneficiários do Bolsa Família. Por outro lado, Simões Filho é a cidade do interior com o maior número de beneficiários, representando 41,56% de seus habitantes.
Outras cidades como Feira de Santana (29,45%), Itabuna (28,25%), Lauro de Freitas (29,07%) e Salvador (26,21%) também aparecem com proporções consideradas significativas.
O levantamento exclusivo feito pelo Bahia Notícias combinou dados do último censo do IBGE com informações sobre beneficiários do Bolsa Família do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social. Abaixo está o ranking das 18 maiores cidades do estado:
Dentre as maiores, 6 cidades foram classificadas como tendo baixa dependência (menos de 30% de beneficiários), 10 com dependência considerável (entre 30% a 40%) e 2 com média dependência (40% a 50%).
Salvador, apesar de ter mais de 670 mil beneficiários, representa apenas 26,2% de sua população total, colocando-a em segundo lugar proporcionalmente. Essas discrepâncias entre números absolutos e proporcionais são importantes para a análise.
O Bahia Notícias também divulgou os dados das cidades com maior dependência, como São José da Vitória (74,5%), Rodelas (74,4%) e Itanagra (73,6%), apesar de terem menos de 20 mil habitantes cada, o que é um valor consideravelmente pequeno em comparação com as maiores cidades avaliadas.
Em relação aos prefeitos eleitos para assumir até 2025, o partido União Brasil destaca-se com 8 prefeitos eleitos, seguido por PSD com 4 prefeituras, PP com 2 municípios e PT, PL, MDB e PSDB com 1 cidade cada.
Comentários Facebook