Títulos e honrarias entregues pela AL-BA podem ser revogadas em discussão na AL-BA, diz presidente da CCJ

Publicado:

A entrega de títulos e honrarias pela Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) pode ser revogada em uma discussão na própria AL-BA, de acordo com o presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

A entrega da Comenda Dois de Julho, a maior honraria da Bahia, e do Título de Cidadão Baiano têm gerado debates entre o eleitorado e os deputados da AL-BA. Recentemente, um grupo de parlamentares se mobilizou para impedir que o pastor Silas Malafaia recebesse a honraria, após a AL-BA aprovar a entrega, causando conflitos entre os deputados.

Além do caso de Malafaia, a entrega de honrarias ao vice-almirante da Marinha, Almir Garnier Santos, também gerou polêmica. Ele foi indiciado pela Polícia Federal por envolvimento em um plano de golpe de Estado contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), mesmo tendo recebido a Comenda Dois de Julho e o Título de Cidadão Baiano.

Mas afinal, é possível cancelar uma honraria concedida pela AL-BA?

Segundo o Regimento Interno da Assembleia, não há uma especificação sobre a revogação das honrarias. O estatuto explica apenas os critérios para a entrega das condecorações, que devem ser destinadas a personalidades com grandes feitos na Bahia ou no Brasil, além de definir as regras de votação.

O presidente da CCJ, deputado Robinson Almeida (PT), esclareceu que as honrarias podem ser revogadas em uma votação no Plenário da Casa. A CCJ é a comissão responsável por avaliar a maioria das proposições na AL-BA.

Comentários Facebook

spot_img

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Mais de 37 mil acordos são realizados durante as Semanas de Conciliação no TJ-BA

O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) promoveu 37.707 acordos de conciliação, somando mais de R$ 9 milhões em valores, durante as Semanas...

Homem é morto a tiros em via pública na região sisaleira

Um jovem de 24 anos foi assassinado a tiros na noite de quarta-feira (27) em Serrinha, na região sisaleira. O homicídio ocorreu por...

Estudantes da rede estadual vão contar com apoio financeiro para eventos no Brasil e no exterior

O governo do estado, por meio da Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC), vai apoiar projetos artísticos e científicos de estudantes...