Títulos e honrarias entregues pela AL-BA podem ser revogadas em discussão na AL-BA, diz presidente da CCJ

Publicado:

A entrega de títulos e honrarias pela Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) pode ser revogada em uma discussão na própria AL-BA, de acordo com o presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

A entrega da Comenda Dois de Julho, a maior honraria da Bahia, e do Título de Cidadão Baiano têm gerado debates entre o eleitorado e os deputados da AL-BA. Recentemente, um grupo de parlamentares se mobilizou para impedir que o pastor Silas Malafaia recebesse a honraria, após a AL-BA aprovar a entrega, causando conflitos entre os deputados.

Além do caso de Malafaia, a entrega de honrarias ao vice-almirante da Marinha, Almir Garnier Santos, também gerou polêmica. Ele foi indiciado pela Polícia Federal por envolvimento em um plano de golpe de Estado contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), mesmo tendo recebido a Comenda Dois de Julho e o Título de Cidadão Baiano.

Mas afinal, é possível cancelar uma honraria concedida pela AL-BA?

Segundo o Regimento Interno da Assembleia, não há uma especificação sobre a revogação das honrarias. O estatuto explica apenas os critérios para a entrega das condecorações, que devem ser destinadas a personalidades com grandes feitos na Bahia ou no Brasil, além de definir as regras de votação.

O presidente da CCJ, deputado Robinson Almeida (PT), esclareceu que as honrarias podem ser revogadas em uma votação no Plenário da Casa. A CCJ é a comissão responsável por avaliar a maioria das proposições na AL-BA.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Presidente da Infra S.A. confirma conclusão de 70% da Fiol 2 e compara Bamim à ViaBahia após suspensão de trecho 1

O presidente da Infra S.A, Jorge Bastos, anunciou na manhã desta sexta-feira (29) que a Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol) está avançando com...

Polícia Civil prende intermediador de homicídio de vigilante em Luís Eduardo Magalhães

A Polícia Civil da Bahia prendeu, na tarde desta quinta-feira, um homem de 36 anos no bairro Jardim das Acácias, em Luís Eduardo...

OAB denuncia mulher por exercício ilegal da profissão em Itiruçu

Em uma ação de fiscalização realizada no dia 27 de agosto, a Ordem dos Advogados do Brasil, Subseção de Jequié, investigou denúncias sobre...