O Tribunal Regional do Trabalho da Bahia (TRT-BA) promoverá um colóquio em homenagem ao centenário de Coqueijo Costa no dia 2 de dezembro. O evento, aberto ao público, acontecerá das 14h às 17h, no auditório do Tribunal Pleno, em Salvador.
O colóquio contará com a participação do ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST) Agra Belmonte, que apresentará a palestra “Justiça do Trabalho: reflexões sobre seu passado e o seu presente”. Em seguida, o ministro Cláudio Brandão abordará os “20 anos da Emenda Constitucional 45/2004”. O encerramento do evento será dedicado a homenagens.
Coqueijo Costa, nascido em 5 de janeiro de 1924 em Salvador, foi uma figura multifacetada. Além de jurista, era poeta, compositor, jornalista, maestro, entre outras habilidades. Formado em Direito pela UFBA, em Filosofia pela UCSAL, e na Escola Superior de Guerra, em 1973, ele também estudou música e vários idiomas.
Amigo de figuras renomadas como Jorge Amado, Carlos Drummond de Andrade, e Vinícius de Morais, Coqueijo era membro de diversas academias, autor de livros e artigos, atuou como docente e advogado. Além disso, foi juiz do TRT-BA e do TST, tendo ocupado cargos importantes nesses tribunais até sua aposentadoria em 1988.
Recebeu diversas honrarias ao longo de sua carreira e foi uma personalidade marcante na cultura e no judiciário brasileiro.
Comentários Facebook