TSE tem 17 partidos que tentam oficializar seu registro; Missão, criado pelo MBL, é o que tem mais chances de vingar

Publicado:

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) está com 17 partidos em processo de formação em busca de oficializar seu registro junto ao órgão. Dentre eles, destaca-se o Missão, criado por membros do Movimento Brasil Livre (MBL), como aquele com mais chances de sucesso.

A etapa mais desafiadora para os partidos em formação é a coleta de assinaturas em todo o país. Para obter o registro, são necessárias mais de 546 mil assinaturas de eleitores não filiados a outras legendas, provenientes de nove estados, com firma reconhecida em cartório, tudo isso em um prazo de dois anos a partir da obtenção da personalidade jurídica.

O Missão, sediado em São Paulo e liderado por Renan Ferreira dos Santos, conquistou cerca de um terço das assinaturas necessárias. Até o momento, o partido conseguiu 189.574 assinaturas certificadas, restando aproximadamente 356 mil apoios.

Comparativamente, o Missão ultrapassou o Aliança Pelo Brasil, fundado por Jair Bolsonaro, que não conseguiu cumprir os requisitos dentro do prazo estabelecido. O partido do MBL obteve assinaturas em diversos estados, como São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Bahia e Minas Gerais, revelando um alcance nacional em seu apoio.

O Missão defende pautas como o fortalecimento das leis penais, o fim de privilégios do funcionalismo, desenvolvimento industrial no Nordeste, combate ao tráfico de drogas, responsabilidade fiscal, priorização da educação básica, combate à corrupção, melhoria na saúde, e preservação ambiental.

Com 63 mil seguidores no Instagram e cerca de 15 mil no X, o partido planeja obter as assinaturas necessárias até 2025 para poder concorrer nas eleições de 2026. O Movimento Brasil Livre, do qual faz parte, tem como meta garantir sua participação ativa no cenário político brasileiro.

Após a fusão entre PTB e Patriota, o último partido a obter registro foi o PRD (Partido Renovação Democrática), em novembro do ano passado, demonstrando a dinâmica e diversidade do atual cenário político partidário do Brasil.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Time é multado por homofobia contra Neymar. Entenda

No último sábado, 16 de agosto, uma decisão gerou repercussão no mundo do futebol: o CRB foi multado em R$ 60 mil devido...

Polícia recupera carro roubado e detém suspeito na Liberdade, em Salvador

Na noite de sexta-feira, uma ação rápida de policiais da 37ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) levou à prisão de um homem...

Corredor de rua tem perna amputada após ser atropelado em Salvador

Em um trágico incidente nas primeiras horas da manhã, Emerson Pinheiro, um corredor de 29 anos, viu sua vida mudar drasticamente após ser...