Agro vê ponto positivo em crise do Carrefour com carnes brasileiras

Publicado:

Integrantes da Frente Parlamentar da Agropecuária, conhecida como “bancada do boi”, enxergaram um aspecto positivo na recente crise envolvendo o Carrefour e o setor de carnes brasileiro. Nos bastidores, deputados ligados ao agronegócio afirmam que a crise contribuiu para destravar, no Legislativo brasileiro, a votação do projeto da “reciprocidade ambiental”, uma demanda antiga do segmento.

A proposta proíbe o governo federal de firmar acordos que limitem os produtores brasileiros sem que medidas equivalentes sejam adotadas por outros países signatários. A urgência do projeto foi aprovada na quarta-feira (27/11), com o apoio do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e a expectativa é que o mérito da proposta seja votado em breve.

Arthur Lira mencionou a necessidade de articular com outros países do Mercosul a votação de projetos semelhantes, para pressionar os europeus a adotar as mesmas regras que exigem do Brasil para importar seus produtos.

Os integrantes da FPA acreditam que, sem a crise desencadeada após o Carrefour anunciar que não compraria mais carnes brasileiras para suas lojas francesas, o projeto da reciprocidade dificilmente avançaria nesse momento.

Após a crise, o Carrefour emitiu um comunicado na terça-feira (26/11) assegurando que continuará comprando carne brasileira, prática mantida há cerca de 50 anos. A empresa esclareceu que sua declaração de apoio à comunidade agrícola francesa, feita na semana anterior, gerou desentendimentos com o Brasil e que é sua responsabilidade resolver a questão.

A mudança de posicionamento ocorreu depois de frigoríficos, hotéis, bares e restaurantes brasileiros promoverem um boicote à rede varejista no Brasil, em retaliação às declarações do CEO da empresa, Alexandre Bompard, que chegaram a causar repercussão diplomática. A embaixada brasileira na França defendeu o produto brasileiro e afirmou que as declarações do executivo refletem opiniões infundadas.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Estatal manda demitir funcionário que gritou “sem anistia” a Tarcísio

Ivan Paixão, professor e economista de 40 anos, foi demitido na segunda-feira, dia 8 de setembro, de uma consultoria vinculada à Companhia de...

PM que morreu no dia do aniversário descobriu câncer há 3 anos

A cabo da Polícia Militar de Goiás, Aline Carla Borges Pereira, faleceu no último domingo, 14 de setembro, no mesmo dia em que...