Alerta da Defesa Civil assusta moradores de BH e viraliza. Ouça

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Um teste de alerta da Defesa Civil de Minas Gerais e do governo federal assustou moradores de Belo Horizonte no último domingo. Mesmo com aviso prévio, o alerta surpreendeu os moradores da capital, que compartilharam nas redes sociais o susto causado pelo barulho.

Um morador que estava no cinema descreveu a experiência: “De repente, todos os celulares apitando, vibrando… Eu achei que estávamos em guerra, sei lá, que o shopping estava pegando fogo”, relatou. Outro internauta contou: “O alerta da Defesa Civil tocou e eu estava dentro da igreja, todo mundo se olhou com uma cara.” Outro mencionou que o alerta atrapalhou sua “conchinha” dominical.

alerta defesa civil BH 7

O Defesa Civil Alerta é um sistema que emite alertas gratuitos por meio da rede de telefonia celular, com mensagem de texto e aviso sonoro, interrompendo qualquer conteúdo em uso na tela do aparelho, mesmo que esteja no modo silencioso. Os alertas são enviados para a população em áreas de risco, com cobertura de rede 4G ou 5G, não sendo necessário cadastro prévio do usuário.

Segundo o governo federal, a nova ferramenta entrará em operação nos estados do Sul e Sudeste a partir da próxima quarta-feira. Os dois tipos de alerta são: extremo, que foi testado em BH, e severo. O extremo deve ser usado em situações de severa ameaça imediata, enquanto o severo é para situações em que a urgência é esperada, permitindo mais tempo para que as pessoas adotem as medidas de proteção.

O Defesa Civil Alerta foi testado em 11 municípios brasileiros por 30 dias neste ano, incluindo cidades nos estados de RS, SC, PR, SP, ES, MG, e RJ.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

PM e assessor: quem são os suspeitos de formar núcleo político do CV

A Polícia Civil do Amazonas mapeou a existência de um “núcleo político” dentro de um esquema do Comando Vermelho (CV) responsável por viabilizar a...

MPF instaura procedimento para acompanhar regularização fundiária no perímetro irrigado do Vaza-Barris, em Canudos

O Ministério Público Federal (MPF) instaurou, um Procedimento Administrativo com o objetivo de acompanhar os desdobramentos do Projeto Praça de Justiça e Cidadania realizado...

“Foi para sacanear”: o que magistrados falaram sobre Dino e penduricalhos

Mensagens trocadas em grupos internos de magistrados da Justiça Federal mostram forte insatisfação com a decisão do ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal...