Senado pode votar nesta semana projeto que regulamenta uso de IA

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Senado pode votar nesta semana projeto que regulamenta uso de IA em destaque

A comissão temporária responsável por analisar o projeto de lei que estabelece o marco regulatório da inteligência artificial (IA) no Brasil poderá votar o texto nesta terça-feira, 3. Se o relatório do senador Eduardo Gomes (PL-TO) for aprovado na comissão, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), poderá levar o projeto para votação em plenário na quinta-feira, 5.

Originalmente prevista para dezembro de 2023, a votação foi adiada devido à pressão das grandes empresas de tecnologia e divergências em relação ao texto. Na última quinta-feira, 28, o relator apresentou uma nova versão do projeto que, segundo ele, equilibra a preservação de direitos fundamentais com o estímulo ao progresso tecnológico.

Foram incluídas no texto as chamadas “hipóteses de exceção”, que visam isentar certos usos feitos por pessoas físicas, sem fins lucrativos, e atividades de testes e desenvolvimento da aplicação da lei. As medidas de governança se concentraram em tecnologias consideradas de “alto risco”, com diferenciação entre startups e micro e pequenas empresas.

Entidades como a Fiesp e a CNI, que antes se opunham ao projeto, passaram a apoiar o texto após as alterações. O projeto de lei foi apresentado em maio de 2023 por Rodrigo Pacheco, com base em um anteprojeto elaborado por uma comissão de juristas.

Pacheco espera que o projeto seja aprovado ainda em 2024, caso seja aprovado pelo Senado. As mudanças feitas no texto levaram em conta questões como a proteção de direitos autorais, propriedade intelectual, sigilo comercial e industrial, além de considerar a liberdade de expressão como um critério de avaliação importante.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Um mês após prisões, mortes em UTI no DF ainda são cercadas de mistério

Um mês após as prisões dos técnicos de enfermagem do Hospital Anchieta acusados de injetar substâncias em pacientes com o intuito de matá-los, algumas...

José Balcázar Zelada é eleito novo presidente interino do Peru

Congresso da Republica do Peru O deputado José María Balcázar Zelada, do partido Perú Libre, foi eleito pelo Parlamento o presidente do Congresso do...

Copa do Brasil: 11 clubes garantem vaga na segunda fase do torneio

Nesta quarta-feira (18/2) foram realizadas 11 partidas pela fase inicial da Copa do Brasil