Marcelo Odebrecht vira réu em ação que julga corrupção na construção da nova sede da Petrobras em Salvador

Publicado:

O empresário Marcelo Odebrecht e outros 38 investigados se tornaram réus em uma ação que investiga corrupção na construção da nova sede da Petrobras em Salvador, conhecida como “Torre Pituba”. A denúncia, que começou na Operação Lava-Jato, agora está sob análise da Justiça Eleitoral após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF).

Além de Marcelo, também foram citados o ex-tesoureiro do PT João Vaccari Netto e o ex-diretor da Petrobras, Renato Duque. Eles são acusados de corrupção, gestão fraudulenta de instituição financeira, lavagem de ativos e organização criminosa.

De acordo com o Ministério Público Federal, as empresas OAS e Odebrecht teriam pago propinas no valor de cerca de R$ 68 milhões a ex-dirigentes da Petrobras para a realização da obra em Salvador.

Inicialmente, o processo estava sendo analisado pela 13ª Vara Federal de Curitiba, mas foi transferido para o TRE do Distrito Federal após determinação do STF. A juíza Rejane Zenir JungBluth Suxberger reforçou a competência da Justiça Eleitoral para o caso.

A decisão do STF de anular provas do acordo de leniência da Odebrecht impactou o processo da “Torre Pituba”, no entanto, o Ministério Público apresentou uma nova denúncia alegando que, mesmo sem algumas provas, a acusação se mantém.

A juíza destacou que as acusações envolvem crimes como corrupção ativa e passiva, gestão fraudulenta, desvio de recursos, lavagem de dinheiro e organização criminosa relacionados às obras da nova sede da Petrobras em Salvador.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Bombeiros resgatam idoso preso em ferragens após acidente grave na BA-290; Padre e Seminarista estão fora de perigo

Teixeira de Freitas: Um grave acidente de trânsito na BA-290 mobilizou o Corpo de Bombeiros e o SAMU na tarde de sexta-feira, 3...

Desembargadora Cynthia Resende participa do encontro de Presidentes dos Tribunais com o Ministro Edson Fachin

Na última terça-feira (30), o recém-empossado 51º Presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Ministro Edson Fachin,...

Hugo Motta afirma que PEC da Segurança deve ser votada ainda em 2025

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou que a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Segurança deve...