Energia furtada no DF em 2024 abasteceria Taguatinga por um mês

Publicado:

compartilhe esse conteúdo



A Neoenergia Brasília conseguiu recuperar 67 milhões de kWh de energia furtada por meio de ligações clandestinas no Distrito Federal entre janeiro e setembro deste ano. Essa quantidade desviada seria suficiente para abastecer todas as residências e comércios de Taguatinga por um mês, sendo essa região administrativa a campeã em casos desse tipo.

O furto de energia ocorre quando um imóvel se conecta diretamente à rede elétrica sem medição de consumo pela distribuidora. Mais de 1,5 mil instalações irregulares foram regularizadas nos primeiros nove meses do ano, uma média de seis por dia.

O Supervisor de Proteção da Receita da Neoenergia Brasília, Wilson Matias, enfatizou que a energia não registrada está sendo cobrada pela empresa através de processos administrativos, visando regularizar os clientes e evitar interferências na qualidade da distribuição de energia.

A empresa alertou que o furto de energia é considerado crime conforme o Código Penal Brasileiro, podendo provocar acidentes graves e prejuízos à população. Os clientes podem denunciar essas práticas sem se identificar pelos canais de atendimento da concessionária.

Nos seis primeiros meses do ano, a Neoenergia Brasília recuperou 43 milhões de kWh de energia furtada, com 216 autuações apenas em Taguatinga, totalizando 7,8 milhões de kWh desviados.

Recentemente, a empresa em conjunto com a Polícia Civil do Distrito Federal desmantelou um esquema de fraudes em medidores de energia de motéis, que causou um prejuízo de aproximadamente R$ 860 mil. Esse montante furtado seria o bastante para abastecer mais de 4,7 mil unidades consumidoras por um mês.

Todo desvio de energia identificado é cobrado e, em caso de regularização, as ilegalidades são desconsideradas. A prática de furto de energia representa riscos à segurança de quem a pratica e à população em geral, podendo interferir negativamente no fornecimento de energia e causar interrupções no abastecimento.


Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Militar morta em incêndio dentro de quartel do Exército era musicista

Uma jovem militar do Exército Brasileiro morreu carbonizada em um incêndio no 1º Regimento de Cavalaria de Guardas, no Setor Militar Urbano. Ela...

Entendendo a Previdência: Judicialização previdenciária – quando recorrer à Justiça contra o INSS é a solução

A judicialização previdenciária se consolidou como um fenômeno marcante no Brasil. Milhões de segurados enfrentam negativas imprecisas, demora no atendimento ou interpretações restritivas...

Alerj adia decisão da CCJ sobre prisão de Rodrigo Bacellar para segunda-feira

1. A reunião extraordinária da CCJ da Alerj, que decidira sobre o parecer para manter a prisão do presidente afastado Rodrigo Bacellar (União),...