Governo da Bahia avança no diálogo com universidades estaduais e envia projeto para atender demandas à AL-BA

Publicado:

compartilhe esse conteúdo



Governo da Bahia avança no diálogo com universidades estaduais

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), reafirmou seu compromisso com o ensino superior público ao autorizar, nesta quarta-feira (4), o envio de projetos de lei à Assembleia Legislativa (AL-BA) que atenderão a demandas históricas das universidades estaduais. As propostas incluem reajustes salariais, reestruturação de carreiras e ampliação de vagas para docentes, técnicos e analistas universitários, além de melhorias em infraestrutura e custeio.

Durante a reunião com os reitores das quatro universidades estaduais – a terceira realizada neste ano –, o reitor da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), Alessandro Fernandes, destacou: “É o melhor momento da relação do Governo com as universidades estaduais da Bahia. O governador tem ouvido reitores, sindicatos e representações estudantis, o que demonstra uma convergência inédita no fortalecimento da educação superior.”

O orçamento previsto para 2025 reflete esse esforço, com R$ 2,6 bilhões destinados às universidades estaduais, um aumento de 19,6% em relação ao biênio 2022-2023.

Entre as medidas anunciadas estão:

  • Reajustes salariais para docentes e técnicos;
  • Reestruturação da remuneração de analistas universitários;
  • Autorização para concursos e contratações;
  • Ampliação de vagas e melhorias em infraestrutura.

A reitora da Universidade Estadual da Bahia (Uneb), Adriana Marmori, ressaltou que a proposta de valorização dos técnicos universitários é um marco: “Agora, com os projetos na Alba, teremos ganhos importantes para técnicos e analistas, garantindo uma educação de qualidade para os jovens da Bahia.”

Já a reitora da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), Amali Mussi, destacou a postura proativa do Governo: “Além do diálogo com os reitores, há uma escuta sensível por parte de todo o secretariado. Esse é o caminho para o fortalecimento da educação superior.”


Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Namorada de Caio Castro é criticada por piada sobre transporte na Bahia

Caio Castro passou o fim de 2025 na Bahia, em Morro de São Paulo, acompanhado pela namorada e atriz Vitória Bohn. A viagem...

Carreta carregada de blocos capota no Sudoeste baiano; moradores evitaram saque de carga

Uma carreta carregada de blocos capotou na BA-156, em Macaúbas, no Sudoeste da Bahia, na manhã deste domingo (28). O acidente ocorreu perto...

Mulher morre após dar entrada com dores abdominais no Hospital Regional de Irecê

Uma mulher de 26 anos morreu no Hospital Regional de Irecê, no Centro Norte baiano, após dar entrada com fortes dores abdominais. Thainá...