Tratado de defesa entre Coreia do Norte e Rússia entra em vigor, anuncia agência KCNA

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Tratado de defesa entre Coreia do Norte e Rússia entra em vigor

O acordo de defesa entre Coreia do Norte e Rússia, assinado em junho, entrou em vigor conforme anunciado pela agência norte-coreana KCNA nesta quarta-feira (4). O tratado estratégico foi ratificado em Moscou, marcando uma aproximação entre os dois países.

O líder norte-coreano, Kim Jong Un, e o presidente russo, Vladimir Putin, selaram o acordo durante a visita de Putin a Pyongyang. A troca dos documentos ratificados oficializou o pacto, proporcionando assistência militar imediata em caso de ataque e oposição às sanções ocidentais.

Especialistas apontam que Kim busca obter tecnologia e experiência de combate da Rússia em troca de apoio militar. O tratado, aprovado por unanimidade pelos legisladores russos, foi ratificado por decreto de Kim para fortalecer uma ordem mundial multipolar e justa.

A Coreia do Norte poderia reorientar sua política externa ao se posicionar na economia de guerra russa, fornecendo armas, apoio militar e mão de obra. O aumento dos laços militares entre Coreia do Norte e Rússia ocorre em meio a sanções da ONU, devido aos programas nucleares norte-coreano e ao conflito ucraniano.

O apoio mútuo entre os dois países foi enfatizado durante a visita do ministro da Defesa russo a Pyongyang, onde Kim reafirmou o suporte à soberania da Rússia. Putin classificou o acordo como revolucionário, fortalecendo as relações entre Coreia do Norte e Rússia.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Zelensky fala em ligação ‘construtiva’ com negociadores dos EUA

O presidente ucraniano Volodymyr Zelenskiy participou neste sábado de uma conversa considerada construtiva com assessores do presidente dos EUA, Donald Trump, Steve Witkoff...

Venezuela recruta mais 5.600 soldados diante das ‘ameaças’ dos EUA

Neste sábado, 6 de dezembro de 2025, as Forças Armadas da Venezuela incorporaram 5.600 soldados às suas fileiras, em meio às manobras dos...

Trump quer reajustar presença global dos EUA e aumentar predomínio na América Latina

Nova estratégia da administração do presidente Donald Trump traça um reajuste da presença global dos EUA, com foco maior na América Latina e...