Trump pede anulação de processo criminal referente às eleições de 2020

Publicado:

compartilhe esse conteúdo



O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, solicitou hoje (4/12) à um tribunal de apelações do estado da Geórgia a rejeição de uma acusação criminal relacionada às eleições de 2020.

Trump é acusado de supostamente tentar modificar os resultados das eleições presidenciais de 2020 na Geórgia, quando perdeu para o democrata Joe Biden.

O processo ainda está em andamento na Justiça local e o advogado do presidente, Steven Sadow, prevê que a ação seja anulada se Trump retornar à Casa Branca.

Argumentos da defesa

Sadow argumenta que um presidente em exercício é imune a acusações ou processos criminais, tanto em âmbito estadual quanto federal. Segundo o advogado, prosseguir com a ação seria inconstitucional.

O promotor especial Jack Smith recentemente retirou duas ações movidas contra o presidente eleito a nível federal. Além da alegada tentativa de alterar os resultados da votação na Geórgia, Trump também é acusado de levar documentos confidenciais ao deixar a Casa Branca.

Ainda não houve julgamento desses dois casos e, segundo as normas do país, eles devem ser arquivados. Smith mencionou a política do Departamento de Justiça dos EUA de não processar ou acusar presidentes em exercício.


Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Homem de 34 anos morre no HECB após sofrer queda em Itamaraju

Teixeira de Freitas registra morte após queda Maicon Pessoa da Conceição, 34 anos, natural de Itamaraju, morador do bairro Tarcísio Carletto,...

Datafolha: no 2º turno, Lula venceria Flávio com 51% dos votos

Datafolha aponta vantagem de Lula sobre Flávio Bolsonaro em um eventual segundo turno. Em cenário estimululado, o presidente registra 51% das intenções de...

Acusado de tráfico e formação de quadrilha em BH é preso pelo PETO em Prado

Em Prado, no extremo sul da Bahia, um homem procurado pela Justiça de Minas Gerais foi preso nesta sexta-feira. A captura aconteceu durante...