Lançado em outubro pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA), o projeto institucional ‘Terra Protegida’ firmou 30 acordos na cidade de Irecê, que resultarão na criação de 29 novas Reservas Particulares do Patrimônio Natural no Estado. Esses acordos garantirão a preservação de 475,8 hectares, equivalente a cerca de 670 campos de futebol, e gerarão mais de R$ 200 mil em indenizações para medidas ambientais na Bahia.
O projeto foi apresentado durante o seminário ‘Estratégias de combate ao desmatamento ilegal e enfrentamento das mudanças climáticas na Bahia’. O promotor de Justiça Augusto Matos destacou a importância da iniciativa, ressaltando a urgência em reverter o quadro grave de desmatamento no estado. O procurador-geral do MPBA, Pedro Maia, também enfatizou a necessidade de agir rapidamente na recomposição de áreas degradadas.
Dados do Mapbiomas apontam que a Bahia foi o segundo estado com mais alertas de desmatamento, perdendo apenas para o Pará. Diante desse cenário, o MP-BA lançou o ‘Terra Protegida’, que utiliza geotecnologias e Inteligência Artificial para identificar áreas desmatadas ilegalmente. O projeto tem como objetivo monitorar e responsabilizar por desmatamentos ilegais, bem como promover a recuperação ambiental necessária.

Facebook Comments