PF investiga desvios de mais de R$ 20 milhões do Farmácia Popular

Publicado:

compartilhe esse conteúdo


A Polícia Federal (PF) iniciou hoje a Operação Fake Sale para investigar desvios de mais de R$ 20 milhões no Programa Farmácia Popular (PFP), do governo federal. As fraudes teriam sido realizadas em comércios participantes do programa, gerando prejuízos milionários.

De acordo com as investigações, os desvios ocorreram através da simulação de vendas de medicamentos, resultando em créditos pagos pelo Ministério da Saúde às farmácias envolvidas.

A PF está cumprindo mandados de busca em Luziânia (GO), no Entorno do Distrito Federal, expedidos pela Vara Federal Criminal da Subseção Judiciária do município. Uma das investigadas na operação é suspeita de comprar farmácias em nome de “laranjas” para cometer os crimes.

Sobre o programa

O Programa Farmácia Popular é uma iniciativa do governo federal que complementa o acesso a medicamentos utilizados na Atenção Primária à Saúde (APS) em parceria com farmácias privadas.

O programa oferece medicamentos gratuitamente, sendo que o Ministério da Saúde subsidiava até 90% do valor de referência e o cidadão arcava com o restante de acordo com o preço da farmácia.

Fake Sale

O nome da operação, que significa “venda falsa” em tradução livre, refere-se à forma como os suspeitos simulavam a venda de medicamentos a pacientes inexistentes.


Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Master: relatório da PF faz menção a contratos da ex-mulher de Toffoli

Meta description: PF aponta relação entre o banqueiro Daniel Vorcaro, dono do Banco Master, e o ministro Dias Toffoli, com menções à ex-mulher...

Equipe de Leandro se pronuncia após agressão de Edilson no BBB 26

BBB 26: Edilson pode ser expulso após agressão a Leandro; equipe classifica episódio como grave Na madrugada de sábado, 14/2, Edilson e Leandro se...

Carnaval 2026: veja como se prevenir de intoxicação por metanol

Carnaval 2026: SES?SP alerta sobre riscos de bebidas adulteradas com metanol A Secretaria estadual da Saúde de São Paulo (SES?SP) emitiu, nesta semana, um...