A Polícia Federal realizou a operação Fake Sale nesta sexta-feira (6) para investigar possíveis fraudes no Programa Farmácia Popular do Governo Federal. Foram cumpridos 02 mandados de busca em Goiás, expedidos pela Vara Federal Criminal da Subseção Judiciária de Luziânia.
De acordo com as investigações, os desvios teriam sido realizados por meio da simulação de vendas de medicamentos, o que gerava créditos pagos pelo Ministério da Saúde às farmácias envolvidas. Os alvos dos mandados de busca seriam responsáveis pela aquisição de farmácias, mantidas em nome de terceiros, utilizadas para a prática dos crimes.
O Programa Farmácia Popular do Brasil é uma iniciativa do Governo Federal que complementa a oferta de medicamentos utilizados na Atenção Primária à Saúde, por meio de parcerias com farmácias e drogarias privadas.
O programa disponibiliza medicamentos gratuitos, sendo que o Ministério da Saúde subsidia parte do valor dos medicamentos (até 90% do valor de referência) e o cidadão completa o pagamento de acordo com o valor da farmácia. As fraudes investigadas ultrapassam os R$ 20 milhões em desvios.

Facebook Comments