O Ministério da Saúde está enviando aproximadamente 1,5 milhão de doses de vacina contra a Covid-19 para todos os estados brasileiros e o Distrito Federal até a próxima terça-feira (10).
Essas doses fazem parte de um total de 8 milhões adquiridas para abastecer os estoques do Sistema Único de Saúde (SUS) por até 6 meses, com a expectativa de entrega de pelo menos 5 milhões até o final de dezembro.
O Ministério realizou a compra dos imunizantes por meio de um pregão de 69 milhões de doses para garantir o abastecimento por 2 anos. A distribuição será feita de forma gradual pelos fabricantes, conforme a adesão popular, seguindo as vacinas mais atuais aprovadas pela Anvisa e as recomendações mais recentes da OMS.
As 1,5 milhão de doses enviadas são da vacina da Serum, que está chegando pela primeira vez ao país. Estudos de fase 3 demonstraram uma eficácia de 90% contra casos sintomáticos em adultos, além de vantagens como maior prazo de validade e facilidade no transporte e armazenamento (2ºC a 8ºC).
Por outro lado, a vacina da Zalika Farmacêutica, já utilizada nos EUA e Reino Unido, será aplicada no Brasil em pessoas a partir de 12 anos, faixa etária aprovada pela Anvisa. Crianças com menos de 12 anos continuarão recebendo a vacina de RNA mensageiro da Pfizer.

Facebook Comments