Atualmente, o ônibus é a pior opção para se deslocar até o trabalho em São Paulo. Os dados são do Indicador de Mobilidade Urbana, do Instituto Cidades Responsivas.
O estudo demonstra que os automóveis proporcionam aos paulistanos acesso a quatro vezes mais postos de emprego em comparação com o transporte público. Em relação ao metrô, a eficiência média do veículo individual alcança o dobro de locais de trabalho.
Ônibus e metrô x carro
O índice representa a quantidade de unidades de empregos alcançadas em até 45 minutos dividida pelo número de domicílios atingidos no mesmo tempo.
Em uma escala onde o número 1 representa a idealidade, o indicador do transporte público, incluindo metrô e ônibus, é de apenas 0,23. Já o automóvel atinge 1,03. Em áreas onde o ônibus (0,14) é a única opção de transporte público, o carro alcança sete vezes mais locais de trabalho no mesmo período. O metrô tem um valor menor em comparação com a locomoção por carros.
Mobilidade urbana
Além de São Paulo, o Indicador de Mobilidade Urbana avalia as capitais Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre, Fortaleza, Florianópolis e Salvador. Em breve, serão adicionados os resultados das demais capitais brasileiras.
Os deslocamentos da casa para o trabalho representam uma fração das viagens urbanas, mas são os que mais exigem do sistema de transporte urbano. Tendem a gerar congestionamento e poluição, principalmente nos horários de pico, no início e fim do expediente comercial, conforme detalha o estudo.

Facebook Comments