A Prefeitura de Salvador, por meio do Programa Vida Nova Empregabilidade, conseguiu inserir 50 pessoas que antes viviam em situação de rua no mercado de trabalho. Essas pessoas agora têm empregos formais dentro de unidades ligadas à Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre).
Além do emprego, os participantes recebem auxílio financeiro mensal para aluguel, apoio para adquirir móveis e eletrodomésticos, suporte emocional, treinamento profissional e estímulo educacional.
A vice-prefeita Ana Paula Matos ressaltou a importância desse projeto, que visa proporcionar autonomia e dignidade aos assistidos, indo além da reinserção no mercado de trabalho.
Os participantes passaram por Unidades de Acolhimento Institucional (UAIs) antes de serem encaminhados para residências do programa Moradia Assistida ou para receberem auxílio de aluguel. Atualmente, trabalham em estabelecimentos públicos municipais, como Restaurantes Populares, Centro de Assistência Social (Cras), Academias Salvador ou nas UAIs, com todos os benefícios trabalhistas garantidos.
As ações são realizadas em conjunto com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec) e a Secretaria Municipal de Educação (Smed).

Facebook Comments