Premiê da Síria concorda em entregar o poder a grupo rebelde que derrubou regime de Bashar al-Assad

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O ex-primeiro-ministro da Síria Mohammed Ghazi al-Jalali concordou em transferir o poder para o “governo de salvação”, liderado pelo grupo rebelde Hayat Tahrir al-Sham, que derrubou o regime de Bashar al-Assad. A informação foi divulgada pela agência Reuters, citando a emissora Al Arabiya. Os rebeldes sinalizaram a formação de um governo de transição.

Mohammed Ghazi al-Jalali reuniu-se com o líder dos rebeldes, Abu Mohamed al-Golani, para discutir a criação de um governo que assegure serviços à população síria. O grupo anunciou a participação de Mohammed al-Bashir, ex-chefe de uma administração rebelde no noroeste da Síria, como possível candidato a líder do futuro governo.

Apesar da experiência limitada dos rebeldes na administração de territórios menores, al-Golani enfatizou durante a reunião que o “estado anterior não pode ser completamente ignorado”. O grupo expandiu serviços básicos, como água, comunicações e eletricidade, para Aleppo, após uma rápida intervenção.

A liderança militar dos rebeldes anunciou o controle de Damasco, capital da Síria, e esforços imediatos para restaurar a ordem e preencher o vácuo deixado pela queda do regime de Assad. Eles estão estabelecendo estabilidade e segurança nas instituições governamentais sob seu controle.

O novo governo sírio busca evitar os erros observados em outros países árabes durante mudanças de regime, como na Líbia e no Iraque. Enquanto os rebeldes controlam a maior parte do país, desafios como proteger minorias e restabelecer serviços essenciais como eletricidade e água surgem no horizonte.

A legitimidade internacional e o apoio ainda são incertos, com países como os EUA classificando o Hayat Tahrir al-Sham como organização terrorista. A Turquia emerge como um ator-chave, com laços históricos com o grupo rebelde. Governos árabes adotam postura cautelosa, visando evitar repetições das tragédias em outros países.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Mercosul e União Europeia assinam acordo de livre comércio após 25 anos de negociações

Mercosul (Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai) e União Europeia assinaram neste sábado, 17 de janeiro de 2026, um acordo de livre comércio após...

Milei anuncia que foi convidado por Trump para integrar ‘conselho de paz’ para Gaza

O presidente da Argentina, Javier Milei, informou neste sábado, 17 de janeiro de 2026, que recebeu um convite do presidente dos Estados Unidos,...

Trump ameaça Europa com novas tarifas para forçar compra da Groenlândia

Trump ameaça tarifas para pressionar compra da Groenlândia O presidente dos EUA, Donald Trump, elevou o tom ao pressionar pela aquisição da Groenlândia, anunciando...