Uma pesquisa do BTG Pactual indica que 78% dos investidores esperam um aumento de 0,75 ponto percentual na taxa Selic.
Nesta semana, o Banco Central se reúne para decidir sobre a taxa de juros em um cenário de instabilidade, com projeções de alta da inflação e disparada do dólar. A expectativa do mercado é um aumento de 0,75 ponto percentual na Selic.
O economista Igor Sabino sugere um aumento de meio ponto percentual, elevando a Selic para 11,75% ao ano, com previsão de alcançar 12% em janeiro. A desvalorização do real e a alta do dólar pressionam a inflação. O Banco Central pode acelerar o ritmo de aumento para 100 pontos base sob a nova gestão a partir de 2025.
A persistência da desvalorização do real está ligada ao fortalecimento do dólar em relação às moedas de países emergentes, conforme aponta o economista Pedro Paulo Silveira. A manutenção de juros elevados por muito tempo pode ter efeitos negativos na economia, especialmente em um cenário de famílias e empresas altamente endividadas em 2024.
Para a maioria dos entrevistados, o aumento dos juros será unânime, levando a taxa Selic de 11,25% para 12,00%. Os principais impulsionadores dessa expectativa são a deterioração fiscal, as expectativas inflacionárias e a valorização do dólar.

Facebook Comments