STF inicia julgamento da ação penal contra Roberto Jefferson

Publicado:

compartilhe esse conteúdo



STF inicia julgamento da ação penal contra Roberto Jefferson

O Supremo Tribunal Federal (STF) iniciou nesta segunda-feira (9/12) o julgamento da ação penal contra o ex-deputado federal Roberto Jefferson. Ele é acusado de atentado ao exercício dos Poderes, calúnia, homofobia e incitação ao crime, em denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR).

O julgamento está ocorrendo no plenário virtual e irá determinar se Roberto Jefferson será absolvido ou condenado. O relator do caso é o ministro Alexandre de Moraes, e a decisão deve ser anunciada até sexta-feira (13/12).

Em junho de 2022, o STF aceitou a denúncia da PGR, que incluiu entrevistas em que Jefferson teria instigado a população a invadir o Senado Federal e a cometer atos violentos contra senadores, além de sugerir a explosão do prédio do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O ex-deputado também foi denunciado por calúnia, ao atribuir ao presidente do Senado o crime de prevaricação, e por homofobia, ao afirmar que membros da comunidade LGBTQIA+ representam a “demolição moral da família”.

Após as incitações a ataques às instituições do Estado Democrático de Direito, tanto por Jefferson quanto por outras autoridades e empresários, houve a invasão e vandalização das sedes dos Três Poderes em 8 de janeiro de 2023.

Roberto Jefferson já havia sido preso em 2023 por resistir a uma ordem de prisão, usando granadas e disparos de fuzil contra policiais federais.


Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Buscas por jovem desaparecido em represa são interrompidas e retomam nesta segunda-feira em Teixeira de Freitas

Teixeira de Freitas, BA - As buscas pelo corpo de um homem que desapareceu após se afogar em uma represa foram suspensas no...

Brasileiro que foi voluntário na guerra na Ucrânia morre em acidente de parapente em Santa Catarina

Um piloto de parapente morreu após colidir com uma árvore durante uma manobra no Mirante da Praia Vermelha, em Penha, no norte de...

Temer lamenta morte de ex-ministro Raul Jungmann: “Soube servir ao país”

O ex-presidente Michel Temer lamentou neste domingo a morte do ex-ministro Raul Jungmann, que ocupou as pastas da Defesa e da Segurança Pública...