Um recomeço repleto de incertezas

Publicado:

compartilhe esse conteúdo




Muitos acreditavam que a queda da ditadura de Bashar al-Assad na Síria seria mais difícil e demorada, mas o cenário se transformou rapidamente. Agora, com um novo governo se iniciando, surgem incertezas sobre o futuro do país.

A queda de Assad representa uma fraqueza para Irã e Rússia, que não conseguiram proteger seu aliado no Oriente Médio. No entanto, a vitória dos rebeldes pode marcar apenas o início de um novo ciclo de violência em uma guerra civil que já vitimou meio milhão de pessoas.

Enquanto russos oferecem asilo a Assad, o Irã perde prestígio na região sem um aliado na fronteira com o Líbano. Grupos como o HTS, ligado à Al-Qaeda, lideram a oposição em meio a promessas de moderação que geram desconfiança internacional.

Com diversos grupos armados e interesses distintos, como as milícias curdas e forças ocidentais, a Síria enfrenta um cenário complexo e incerto. A possibilidade de fragmentação do país preocupa analistas, enquanto potências globais como Rússia, Irã, EUA e China buscam manter ou ampliar sua influência na região.

Enquanto refugiados sírios sonham com o retorno ao país, o temor de que a Síria do futuro repita os erros do passado permanece. A incerteza paira sobre um país marcado por conflitos e interesses internacionais opostos que podem reacender um conflito devastador.


Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Chance de um bilionário ocupar cargo político é 4 mil vezes maior, diz Oxfam

Um relatório da Oxfam Internacional aponta que a probabilidade de um bilionário ocupar cargo público é 4 mil vezes maior do que a...

UE estuda impor tarifas de 93 bilhões de euros aos EUA

A União Europeia estuda retaliações aos EUA, incluindo tarifas que somam cerca de 93 bilhões de euros ou a restrição do acesso ao...

Secretário-geral da Otan conversa com Trump sobre Groenlândia após ameaças tarifárias

O secretário-geral da OTAN, Mark Rutte, afirmou neste domingo ter conversado com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre a situação de...