Um lar de idosos localizado no bairro de Itapuã, em Salvador, foi fechado na terça-feira (10) após descumprir uma decisão judicial e notificação da vigilância sanitária. O Lar de Idosos Nossa Senhora das Candeias foi interditado parcialmente em maio deste ano, e após várias tentativas de resolução consensual, as autoridades decidiram fechar o estabelecimento.
A determinação judicial exigia que as pessoas idosas fossem reintegradas às suas famílias ou transferidas para instituições de acolhimento. No entanto, o lar descumpriu essa ordem, assim como uma notificação anterior da vigilância sanitária.
Após uma inspeção realizada pela 3ª Promotoria de Justiça de Direitos Humanos de Salvador, foi constatado que a instituição não tomou providências para cumprir as determinações legais. No momento do fechamento, o lar abrigava 15 idosos, incluindo cinco novos residentes, demonstrando o descaso das responsáveis legais.
A operação de fechamento contou com a presença de diversas autoridades, incluindo representantes da Vigilância Sanitária municipal, Secretaria Municipal de Promoção Social, Secretaria Municipal de Saúde, Polícia Civil e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Facebook Comments