Justiça Eleitoral investiga fraudes eleitorais em diversas cidades; municípios apresentaram mais eleitores do que habitantes

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Fraudes eleitorais

A Justiça Eleitoral e a Polícia Federal deflagraram uma operação para investigar transferências suspeitas de eleitores em 82 municípios brasileiros durante as eleições municipais de 2024. Em alguns casos, o número de eleitores ultrapassava a população local.

De acordo com um levantamento da Folha de S. Paulo, foram identificadas prisões, operações e investigações em andamento em diversos órgãos públicos. Essas fraudes podem ter influenciado diretamente na eleição de prefeitos e vereadores em algumas cidades. Segundo dados do TSE, esses municípios, muitos deles com menos de 10 mil habitantes, registraram um aumento significativo no eleitorado, com acréscimos entre 20 e 46% apenas por meio de transferências de títulos. Em 58 municípios, o número de eleitores era maior do que a quantidade de moradores locais.

Aumentaram em 229 cidades o eleitorado em pelo menos 15%. Em Fernão, interior de São Paulo, o candidato Bill (PL) venceu a eleição para prefeito com apenas um voto de diferença. O Ministério Público o acusa de transferir mais de 60 eleitores de forma fraudulenta para a cidade. A sua posse foi suspensa, mas posteriormente o TRE de São Paulo cassou a liminar.

Em Goiás, 19 cidades estão sob investigação, incluindo Guarinos e Davinópolis, onde o número de eleitores superou a população. Em Elesbão Veloso, no Piauí, a população diminuiu 6% entre 2010 e 2022, enquanto o eleitorado cresceu 8%. Já em Divino das Laranjeiras, em Minas Gerais, com pouco mais de 4.000 habitantes, a população diminuiu 15,4%, mas o eleitorado cresceu 15,6% entre 2020 e 2024.

Em Correntina, na Bahia, uma juíza eleitoral acionou a Polícia em abril após tentativas de fraude no processo eleitoral.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Caso Bacabal: secretário diz que todas as hipóteses são investigadas

As investigações sobre o desaparecimento das crianças no quilombo de São Sebastião dos Pretos, em Bacabal (MA), seguem em curso sem excluir cenários....

Homem é morto a facadas após discussão em bar no centro de Itabatã, Mucuri

Mucuri: um homem de 44 anos foi assassinado a facadas na...

Três pessoas morrem em queda de helicóptero na zona oeste do Rio de Janeiro

Três pessoas morreram na queda de um helicóptero na região de Guaratiba, na zona oeste do Rio de Janeiro, no início da tarde...