Com Lula internado, rotina no Planalto fica em marcha lenta. Entenda

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A internação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para tratar um sangramento na cabeça mudou completamente a rotina de atividades que costumavam preencher a agenda do chefe do Executivo. Viagens, reuniões com autoridades e empresários, eventos para divulgar ações do governo deram lugar a sucessivos procedimentos médicos e poucas visitas familiares. Apesar disso, auxiliares do presidente continuam trabalhando normalmente no Palácio do Planalto.

Lula está afastado de suas funções desde segunda-feira (9/12), quando foi levado a São Paulo para uma cirurgia de emergência. O procedimento foi necessário devido a uma queda sofrida por ele em outubro, em um banheiro do Palácio da Alvorada.

O presidente costuma viajar com frequência, mas reduziu o ritmo após o acidente doméstico. Mesmo assim, nos dias que antecederam a cirurgia de emergência, Lula foi a Ribas do Rio Pardo, no Mato Grosso do Sul, e a Montevidéu, no Uruguai, voltando em seguida para São Paulo.

Segundo o cardiologista Roberto Kalil Filho, médico de Lula, o presidente poderá retornar a Brasília assim que receber alta do hospital, prevista para o início da semana que vem, e retomar algumas atividades.

Outra atividade habitual do presidente é receber ministros, governadores, prefeitos, empresários e outras autoridades em seu gabinete no Palácio do Planalto. Com a internação, as conversas ficaram limitadas a algumas ligações para os auxiliares, pois apenas familiares estão autorizados a visitar o chefe do Executivo.

O afastamento de Lula também resultou no cancelamento de um evento no qual ele participaria. Além disso, agendas como a visita do primeiro-ministro da Eslováquia e a reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável foram assumidas pelo vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB).

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Epstein: Departamento de Justiça recebe mais de 1 milhão de documentos

O Departamento de Justiça dos EUA informou nesta quarta-feira (24/12) que recebeu mais de um milhão de documentos potencialmente ligados ao caso Jeffrey...

Ressaca em festas de fim de ano: médico diz como evitar e se recuperar

As festas de fim de ano costumam reunir amigos, familiares e muitos brindes, mas o excesso de bebidas alcoólicas pode transformar a celebração...

Polícia investiga possível rede de aliciamento de menores em caso de youtuber americano preso no Rio

A Polícia Civil do Rio de Janeiro investiga a possível existência de uma rede informal de aliciamento...