Dezesseis detentos do Conjunto Penal de Eunápolis, na Bahia, conseguiram fugir depois que um grupo armado invadiu o presídio e entrou em confronto com os agentes de segurança. A fuga ocorreu por volta das 23h de quinta-feira (12) e até a manhã de sexta-feira (13) nenhum dos fugitivos havia sido recapturado.
A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária da Bahia (Seap) informou que os detentos estavam em duas celas que foram abertas pelos invasores. Oito homens armados invadiram o local com o objetivo de resgatar Edinaldo Pereira Souza, conhecido como “Dada”, líder da facção criminosa Primeiro Comando de Eunápolis (PCE), e outros 15 internos ligados à organização.
Durante a invasão, os criminosos atacaram as muralhas, cortaram parte da cerca metálica e utilizaram uma torre próxima ao canil e à horta para facilitar a fuga dos detentos, que desceram com ajuda de uma corda artesanal conhecida como “teresa”. Após a fuga, foram encontrados um cão de guarda morto e armas abandonadas no local.
A polícia iniciou buscas nos arredores do presídio, mas até o momento não localizou os fugitivos. Equipes da Polícia Civil e Militar continuam em operação para recapturá-los.
A Seap emitiu nota informando que a empresa responsável pela segurança do presídio acionou a polícia, mas não houve tempo suficiente para evitar a fuga. A secretaria está colaborando com a Polícia Civil nas investigações sobre o caso.
A Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) confirmou a atuação integrada das forças policiais com a Seap para capturar os detentos foragidos.

Facebook Comments