
O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) formou maioria para cassar o mandato e tornar inelegível a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) por disseminação de fake news. A ação foi proposta pela também deputada federal Sâmia Bomfim (PSol) e a decisão foi tomada nesta sexta-feira (13/12). O placar atual é de 4 a 0 pela condenação, em um total de sete membros na Corte.
Zambelli teria cometido abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação. O julgamento foi interrompido após um pedido de vistas da juíza Maria Cláudia Bedotti. A deputada divulgou um vídeo no YouTube alegando fraude na urna eletrônica, o que resultou em uma multa de R$ 30 mil imposta pelo TRE-SP. Zambelli ainda pode recorrer ao Superior Tribunal Eleitoral (TSE) após o término da sessão.
O Metrópoles não conseguiu contato com a assessoria da parlamentar para se manifestar a respeito do caso. O espaço segue aberto para futuros desenvolvimentos.
Conforme a denúncia, Zambelli teria divulgado informações falsas sobre a urna eletrônica em um vídeo no YouTube, o que levou à condenação pelo TRE-SP. Com a decisão, a deputada pode se tornar inelegível por até 8 anos. Acompanhe para mais informações sobre o desdobramento desse caso.

Facebook Comments