Tirar uma merecida pausa do computador para uma rápida caminhada ao redor do quarteirão é uma maneira fácil de incluir exercícios físicos na rotina. Segundo um estudo, viver em um bairro onde é possível caminhar traz benefícios para a saúde e o condicionamento físico.
A pesquisa, publicada no American Journal of Epidemiology, analisou a relação entre a “capacidade de caminhar pelo bairro” e a prática diária de exercícios, utilizando dados de 11.000 gêmeos que residem em locais diferentes.
O estudo revelou que aqueles que viviam em áreas consideradas mais propícias para caminhar nos Estados Unidos eram mais ativos fisicamente. Um aumento de 55% na capacidade de caminhar no bairro foi associado a um acréscimo de 23% nos minutos de caminhada semanais, o que equivale a cerca de 19 minutos a mais por semana por residente.

A facilidade de caminhar nos bairros também diminuiu em 32% a chance de os residentes usarem transporte público. Além disso, bairros onde a caminhada é incentivada, com populações mais densas e comodidades locais como lojas e parques acessíveis, estimulam a prática de caminhada.
O estudo utilizou um desenho de gêmeos controlado para fatores genéticos e familiares, avaliando a caminhabilidade com base na densidade de interseção, densidade populacional e acessibilidade aos destinos.

Facebook Comments