Sistema de Reconhecimento Facial da SSP-BA ultrapassa 1.000 prisões em 2024

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Descrição da imagem

A Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) alcançou um marco histórico ao ultrapassar a marca de 1.000 prisões realizadas com o auxílio do Sistema de Reconhecimento Facial em 2024. Recentemente, um homicida e um traficante foragido foram capturados em Salvador e Itaparica, respectivamente.

As prisões ocorreram após alertas gerados pelo sistema e repassados pelo Centro Integrado de Comunicações (Cicom) da SSP para as guarnições do 23º Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Vera Cruz e do Batalhão Gêmeos. Após a identificação e consulta de documentos, os suspeitos foram encaminhados para unidades da Polícia Civil.

Na Coordenação de Polícia Interestadual (Polinter) e na 19ª Delegacia Territorial de Itaparica, foram cumpridos os mandados de prisão expedidos pelas Varas Criminal, Júri e Execuções Penais de Valença e Salvador.

O desempenho do Sistema de Reconhecimento Facial em 2024 estabelece um novo recorde para as Forças Estaduais da Bahia. Desde sua implantação, tem havido um aumento significativo no número de capturas: 680 em 2023, 348 em 2022, 90 em 2020, 110 em 2019 e apenas 26 em 2021, ano inicial do projeto.

O sistema utiliza câmeras em pontos estratégicos, integradas a uma base de dados com informações sobre indivíduos com mandados de prisão em aberto. Com a expansão do uso da tecnologia, a SSP-BA reforça o compromisso com a segurança pública e a eficácia no cumprimento de ordens judiciais.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Acordo assegura proteção de patrimônio encontrado na Catedral de Salvador

A Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) oficializou um acordo para preservar artefatos arqueológicos encontrados na Catedral Basílica de Salvador. Os itens foram localizados...

TRT-BA devolve imóvel à União em Salvador; prédio será compartilhado entre Sesab e Ministério Público

Um imóvel da União localizado no bairro de Nazaré, em Salvador, com mais de 4,4 mil metros quadrados, foi formalmente devolvido pelo Tribunal Regional...

Sesab confirma casos de Mpox em Salvador e Vitória da Conquista e investiga mais casos suspeitos

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) confirmou que duas pessoas foram diagnosticadas com Mpox em território baiano, conforme informações divulgadas pela...