Enquanto ministros querem a “PEC do Andador” ou do “Fraldão”, Congresso avalia aumento na idade mínima para o STF

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Ministros do STF discutem possível aumento da idade de aposentadoria compulsória para 80 anos, apelidada de “PEC do Andador”.

Em anos anteriores, surgiram propostas como a “PEC da superbengala” e a “PEC do Fraldão”, porém não foram levadas adiante.

Líderes políticos se posicionaram contra tais medidas, alegando possíveis impactos na composição do STF.

Atualmente, o Congresso avalia aumentar a idade mínima de ingresso no STF de 35 para 60 anos, mantendo o limite máximo de 75 anos para permanência na Corte.

Outra proposta de emenda constitucional, já aprovada na CCJ, sugere aposentadoria compulsória aos 70 anos para ministros do STF, revogando a Emenda 88 da “PEC da Bengala”.

A deputada Bia Kicis, autora da PEC 159/2019, argumenta que a medida permitiria novas nomeações ao STF e atenderia a pleitos de servidores da área jurídica.

Apesar das discussões, as propostas ainda não foram votadas, sendo que a PEC 159/2019 segue em tramitação no Congresso para análise em comissão especial.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Saiba quem são os cinco mortos em batida entre van e caminhão no DF

Um grave acidente na BR-020, nesta terça-feira (17/2), entre uma van e um caminhão, deixou cinco mortos: Everaldo de Oliveira dos Santos, 52...

STF divulga nomes de quem acessou dados sigilosos; servidor da Receita em Salvador está entre os alvos

O STF divulgou, nesta terça-feira (17), os nomes de quatro servidores alvo de uma operação da Polícia Federal por suspeita de acessar e...

Mulher despenca nas pedras de praia no circuito Dodô ao escapar de roubo

Uma turista ficou ferida ao despencar nas pedras da praia de Ondina, no circuito Dodô do carnaval, após escapar de uma tentativa de...