Ministério da Justiça vai usar inteligência artificial em presídios

Publicado:



O Ministério da Justiça e Segurança Pública utilizará tecnologia de inteligência artificial para auxiliar na identificação de armas, drogas e itens proibidos em presídios no Brasil. A pasta adquirirá 80 aparelhos de raios X com essa tecnologia, destinando-os a unidades prisionais em todo o país.

Esses aparelhos terão scanners de inspeção com visão em 3D, e deverão possuir ferramentas de inteligência artificial capazes de detectar objetos proibidos, auxiliando os operadores. A Secretaria Nacional de Políticas Penais realiza pesquisas desde 2014 em inovações para aparelhos de inspeção, e a aquisição atual visa aprimorar o controle de segurança nas prisões.

A tecnologia de inteligência artificial permitirá a identificação rápida e eficiente de materiais ocultos em objetos, como explosivos. Estudos mostram que a precisão nessa detecção chega a 100%, melhorando a segurança nos presídios.

Os aparelhos serão distribuídos em lotes para os diferentes estados e o Distrito Federal, seguindo critérios como necessidade imediata, grau de segurança e riscos associados à falta do equipamento. A compra dos 80 scanners representa apenas 15% da demanda total identificada, devido à falta de fornecedores no mercado.

As unidades prisionais que receberão os aparelhos foram selecionadas com base em critérios específicos, visando melhorar a segurança e controle nas instalações. A Senappen optou por não divulgar o valor da aquisição, para não influenciar a concorrência, garantindo o uso eficiente dos recursos públicos.


Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Nova sede da Justiça Federal é inaugurada em Paulo Afonso com homenagem ao desembargador Edmilson Jatahy Fonseca

A Subseção Judiciária da Justiça Federal em Paulo Afonso, no Norte da Bahia, ganhou uma nova sede. O espaço, inaugurado na última sexta-feira...

Rondesp BTS prende dupla com quase 200 pedras de crack e maconha no bairro do Pero Vaz, em Salvador

Na noite de domingo (9), dois homens foram presos em flagrante...