Na manhã de sábado (14/12), a Polícia Federal, com apoio da Brigada Militar, deflagrou a Operação GREED para reprimir intensos conflitos e investigar crimes graves na Reserva Indígena do Carreteiro, em Água Santa, no Rio Grande do Sul.
O conflito armado entre dois grupos indígenas rivais pela liderança da Terra Indígena Carreteiro resultou em homicídios, tentativas de homicídio, incêndios criminosos e uso de armmas de fogo de calibre restrito.
A área já foi palco de graves conflitos em 2020 e 2021, e agora muitos dos responsáveis envolvidos nas ações criminosas anteriores estão novamente agindo na região.
Na operação, foram cumpridos três mandados de prisão preventiva e buscas em Água Santa, Santa Cecília e Passo Fundo. Os presos, todos indígenas, estavam recolhidos no Presídio Regional.
O objetivo da operação é acabar com a violência, coletar informações e reunir provas para identificar todos os envolvidos nos crimes, que incluem homicídio, formação de milícia privada, lesões corporais, ameaças, incêndios criminosos e porte ilegal de armas de fogo.
A ação conta com a participação de policiais federais, integrantes do BPChoque e apoio do CRPO Planalto, reafirmando o compromisso das forças de segurança em garantir a ordem e prevenir novas escaladas de violência na região.

Facebook Comments