A sucessão de Alan Sanches (União) na liderança da minoria, conhecida como a “oposição”, na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) enfrenta entraves para a construção de um consenso entre os deputados estaduais que compõem a bancada. Os parlamentares que figuram entre os favoritos são Samuel Júnior (Republicanos) e Tiago Correia (PSDB), atual presidente do diretório dos tucanos na Bahia.
A fim de facilitar a construção de um consenso, o União Brasil, que possui a maior representação da bancada de oposição, com 10 deputados, pode abrir mão de um importante espaço na Mesa Diretora da AL-BA. De acordo com informações obtidas pelo Bahia Notícias, a 1ª Secretaria pode ser ocupada por Samuel Júnior para facilitar os diálogos pela definição do próximo líder da oposição.
Segundo articuladores que participam das conversas da sucessão de Alan Sanches, o deputado do Republicanos estaria pleiteando a cadeira, assim, deixando a liderança para Tiago Correia. O cargo é prerrogativa do União Brasil, por ter a maior quantidade de deputados e pelo “costume” do respeito à proporcionalidade na formação da Mesa Diretora.
Atualmente, a 1ª Secretaria é ocupada pelo deputado estadual Marcelinho Veiga (União), enquanto Samuel Júnior está na 2ª Secretaria. A primeira cadeira é responsável por assinar os atos da presidência da Casa, que deve ter a manutenção de Adolfo Menezes (PSD) no posto para o biênio de 2025-2026.

Facebook Comments