Chá de ora-pro-nóbis: como fazer e quais os benefícios da infusão

Publicado:

Chá de ora-pro-nóbis: como fazer e quais os benefícios da infusão

Ora-pro-nóbis

A ora-pro-nóbis é uma planta rica em vitaminas, minerais e proteínas, comumente consumida crua, refogada ou em forma de farinha. Uma opção diferente para aproveitar os benefícios dessa planta é preparar infusões.

O chá de ora-pro-nóbis pode ser feito com folhas frescas ou desidratadas. Com folhas frescas, use de três a cinco para cada 300 ml de água. Se preferir folhas desidratadas, utilize 8 gramas (cerca de duas colheres de chá) para a mesma quantidade de água.

No entanto, é importante evitar as folhas da ora-pro-nóbis de flores rosa, devido aos altos níveis de oxalato, substância que pode causar dificuldades no funcionamento dos rins e do intestino em excesso.

Para preparar o chá, basta ferver água com as folhas de ora-pro-nóbis por cerca de cinco minutos, desligar o fogo e deixar a infusão repousar por 10 minutos. Adoce a gosto com mel ou açúcar de coco.

O consumo ideal do chá de ora-pro-nóbis é entre as refeições, de acordo com a nutricionista Mayra Bespalhok, para melhorar a saciedade e a absorção de nutrientes dos alimentos.

No entanto, gestantes, lactantes, crianças e pessoas com tendência a cálculos renais devem evitar o consumo. Além disso, limite o consumo diário a duas xícaras e não consuma por mais de um mês seguido.

Benefícios do chá de ora-pro-nóbis

Segundo a farmacêutica Angela Xavier, o chá de ora-pro-nóbis é rico em nutrientes essenciais como fibras, proteínas, ferro, cálcio, vitaminas C, B9 e A, ajudando a promover a saúde geral do organismo.

Alguns dos benefícios do chá incluem fortalecimento da imunidade, contribuição para a saúde ocular e prevenção de anemia devido ao teor de ferro na planta.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Fim da linha para Bolsonaro: só resta apelar para os santos

A situação do ex-presidente Jair Bolsonaro se tornou crítica. O Supremo Tribunal Federal (STF) rejeitou seu recurso, encerrando as últimas esperanças de reverter...

STJD julga recurso de Bruno Henrique nesta segunda; entenda situação

O Pleno do STJD se reúne hoje, 11 de novembro, às 10h, para analisar o recurso de Bruno Henrique, atacante do Flamengo. Ele...