Chá de ora-pro-nóbis: como fazer e quais os benefícios da infusão

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Chá de ora-pro-nóbis: como fazer e quais os benefícios da infusão

Ora-pro-nóbis

A ora-pro-nóbis é uma planta rica em vitaminas, minerais e proteínas, comumente consumida crua, refogada ou em forma de farinha. Uma opção diferente para aproveitar os benefícios dessa planta é preparar infusões.

O chá de ora-pro-nóbis pode ser feito com folhas frescas ou desidratadas. Com folhas frescas, use de três a cinco para cada 300 ml de água. Se preferir folhas desidratadas, utilize 8 gramas (cerca de duas colheres de chá) para a mesma quantidade de água.

No entanto, é importante evitar as folhas da ora-pro-nóbis de flores rosa, devido aos altos níveis de oxalato, substância que pode causar dificuldades no funcionamento dos rins e do intestino em excesso.

Para preparar o chá, basta ferver água com as folhas de ora-pro-nóbis por cerca de cinco minutos, desligar o fogo e deixar a infusão repousar por 10 minutos. Adoce a gosto com mel ou açúcar de coco.

O consumo ideal do chá de ora-pro-nóbis é entre as refeições, de acordo com a nutricionista Mayra Bespalhok, para melhorar a saciedade e a absorção de nutrientes dos alimentos.

No entanto, gestantes, lactantes, crianças e pessoas com tendência a cálculos renais devem evitar o consumo. Além disso, limite o consumo diário a duas xícaras e não consuma por mais de um mês seguido.

Benefícios do chá de ora-pro-nóbis

Segundo a farmacêutica Angela Xavier, o chá de ora-pro-nóbis é rico em nutrientes essenciais como fibras, proteínas, ferro, cálcio, vitaminas C, B9 e A, ajudando a promover a saúde geral do organismo.

Alguns dos benefícios do chá incluem fortalecimento da imunidade, contribuição para a saúde ocular e prevenção de anemia devido ao teor de ferro na planta.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Tarcísio patina no eleitorado feminino e tenta empoderar primeira-dama

Em meio ao aumento da violência contra as mulheres em São Paulo, o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) vê no voto feminino um...

Câmara de Santos aprova lei que obriga cardápio físico em restaurantes

Vereadores da Câmara Municipal de Santos aprovaram um projeto de lei complementar que obriga restaurantes da cidade a oferecerem cardápios físicos aos clientes,...

Moraes proíbe slides que defesa de Filipe Martins usaria em julgamento

O ministro do STF Alexandre de Moraes rejeitou, na sexta-feira (5/12), os slides que seriam utilizados pela defesa de Filipe Martins, ex-assessor para...