Rosemberg deve ser indicado para 1ª vice-presidência da AL-BA, o cargo mais “pretendido” da Casa

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O deputado estadual Rosemberg Pinto (PT), que atualmente lidera o governo, deve ser indicado para ocupar a 1ª vice-presidência da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) na próxima eleição da Mesa Diretora, prevista para fevereiro de 2025. De acordo com informações obtidas pelo Bahia Notícias, Rosemberg é o nome para substituir Zé Raimundo (PT) no cargo.

Durante conversas, vários deputados confirmaram que Rosemberg deve ser o escolhido. Outro pretendente à cadeira, Júnior Muniz (PT), foi deixado de lado dentro da bancada petista.

Com a provável promoção de Rosemberg, os deputados agora debatem quem será o próximo líder do governo. Rumores sugerem que o próximo líder pode não necessariamente ser do PT. Além disso, não foram revelados os possíveis nomes considerados para esse cargo.

Um parlamentar afirmou que buscará um consenso na base governista para evitar disputas pela liderança. Por outro lado, circula a informação na AL-BA de que os deputados Ivana Bastos e Angelo Coronel Filho, do PSD, estão se movimentando para lançar suas candidaturas.

A 1ª vice-presidência, atualmente bastante cobiçada, está em destaque devido à possibilidade de anulação da provável reeleição do presidente da Casa, Adolfo Menezes (PSD). Uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) pode impedir a recondução do social-democrata devido a um segundo mandato na mesma legislatura.

Caso Adolfo seja impedido, o 1º vice-presidente assumiria interinamente a liderança da AL-BA e convocaria novas eleições em até 60 dias, conforme o Regimento Interno da Assembleia. Os parlamentares acreditam que esse período à frente da Casa pode ser vantajoso em uma possível candidatura à presidência.

Em novembro, o Bahia Notícias noticiou sobre a reunião da Federação Brasil da Esperança (PT, PCdoB e PV), que definiu as estratégias para ocupar os cargos na Mesa Diretora. Ficou acordado que cada sigla indicaria um nome, mantendo a representatividade no grupo.

Foi decidido que o PT teria preferência pela 1ª vice-presidência, atualmente ocupada por Zé Raimundo. Os membros da federação votarão apenas nos candidatos oficiais indicados pelos partidos, respeitando a proporcionalidade e evitando candidaturas avulsas que causem disputas por cargos na Mesa.

Atualmente, PT, PCdoB e PV somam 17 deputados no total.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Governo do Estado assina ordem de serviço para construção de CAPS em Seabra

A rede de assistência à saúde mental terá um importante reforço na região da Chapada Diamantina, com um novo Centro de Atenção Psicossocial (CAPS)...

Servidor de Araci morre em acidente de carro em trecho da BR-116

Um acidente na BR-116 Norte, no trecho entre Araci e Tucano, no nordeste do estado, resultou na morte do servidor público Jécio Farias, de...

Em meio a possível filiação ao PSD, Mario Negromonte Jr. se reúne com Otto Alencar e aquece bastidor

O deputado federal Mário Negromonte Jr. (PP) se reuniu, nesta quinta-feira (12), com o senador Otto Alencar, presidente do PSD na Bahia. O encontro...