Plenário do Senado aprova PLP do pacote do corte de gastos

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Plenário do Senado

O plenário do Senado aprovou, na noite de quinta-feira (19/12), o projeto de lei complementar que define o crescimento das despesas do governo dentro do limite de 0,6% e 2,5%. Essa medida faz parte do pacote de ajuste fiscal proposto pela equipe econômica do governo federal e está sendo analisada pelo Congresso Nacional.

Com 72 votos a favor e um contrário, os parlamentares estão empenhados em aprovar os projetos antes do recesso parlamentar. Na terça-feira (17/12), a Câmara aprovou o texto-base do projeto e uma emenda aglutinativa para facilitar a tramitação do mesmo.

Uma das mudanças no texto permite o contingenciamento e bloqueio de emendas parlamentares não obrigatórias, limitado a 15% dos recursos das dotações, seguindo normas fiscais. O texto-base original previa o contingenciamento de todas as emendas.

O projeto também trata do uso de eventuais superávits financeiros de fundos como o Fundo de Defesa de Direitos Difusos e o Fundo Nacional de Segurança e Educação de Trânsito para pagamento da dívida pública.

Além disso, o projeto engloba ajustes no salário mínimo, no Fundo Constitucional do Distrito Federal e nas regras do Benefício de Prestação Continuada. Outras questões abordam o abono salarial do Programa PIS/Pasep e limites para supersalários no funcionalismo público.

Essas medidas visam adequar os gastos do governo dentro do arcabouço fiscal estabelecido, gerando debate entre os parlamentares e a sociedade em geral.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Japão aprova reativação da maior usina nuclear do mundo

O Japão deu um passo decisivo para permitir que a maior usina nuclear do mundo retome as operações, quase 15 anos após Fukushima,...

Ações da Havaianas registram queda após polêmica em campanha publicitária com Fernanda Torres

Ações da Havaianas caem após polêmica com Fernanda Torres. A Alpargatas (ALPA3) registrou baixa de preço após críticas nas redes sociais a uma...

Veja momento em que político é preso por assassinato de vereador

O suplente de vereador em Magé, na Baixada Fluminense, Mário Jorge Soares Gentil, conhecido como Mário Gentil (Solidariedade), foi preso temporariamente nesta segunda-feira,...