Empresário baiano contrata Temer para atuar em processo contra JeF e irmãos Batista no mercado de gás; entenda

Publicado:

O empresário baiano Carlos Suaréz, conhecido como “rei do gás”, contratou o ex-presidente Michel Temer para representar a Cigás, sua distribuidora de gás no Amazonas, em um processo judicial bilionário relacionado à transferência da Amazonas Energia para a Âmbar. Esta última, pertencente aos irmãos Joesley e Wesley Batista, adquiriu 12 usinas térmicas da Eletrobras na Região Norte.

Carlos Suaréz foi um dos empresários que competiram pela compra das usinas da Eletrobras no Amazonas com os Batista, mas foi excluído no início das negociações. As usinas foram vendidas para a Âmbar Energia por R$ 4,7 bilhões. Apesar de a Cigás ser uma estatal, a contratação de Temer foi feita sem licitação. Temer também atua contra os Batista em outro caso bilionário envolvendo a disputa entre a J&F e a indonésia Paper Excellence pelo controle da Eldorado Celulose, como consultor jurídico da Paper.

No entanto, o embate também tem um histórico político: Temer foi citado na delação premiada dos irmãos Batista, o que resultou em duas denúncias da Procuradoria-Geral da República, porém ambas foram barradas pela Câmara dos Deputados em 2017.

A venda para a Âmbar virou assunto judicial após impasses entre o Ministério de Minas e Energia e a Aneel. Uma medida provisória repassou os custos das usinas para as contas de luz pagas pelos consumidores, reduzindo parte dos riscos. O Ministério Público deu à Aneel 60 dias para resolver a situação da Amazonas Energia, principal cliente das usinas compradas e em estado de falência.

Os Batista poderiam assumir o controle da distribuição de energia na Região Norte, área essencial para os negócios de Suarez, caso ações não fossem tomadas. A Justiça do Amazonas determinou que a Aneel autorizasse a transferência do controle da Amazonas Energia para os Batista em 48 horas, o que ainda não ocorreu, levando Temer a intervir em defesa dos interesses de Suarez.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Mulher é detida após causar tumulto em UPA de Tanhaçu

Na noite de sábado (8), uma mulher foi detida after causar...

Vereador e assessor são mortos a tiros em fazenda no interior da Bahia

Neste domingo, dia 9, o vereador de Santo Amaro, Gleiber Júnior, do Avante, e seu assessor, Diego Castro Reis, foram assassinados a tiros...