PL da anistia: cúpula da Câmara não vê “enterro”, mas caminho difícil

Publicado:

compartilhe esse conteúdo



A Câmara dos Deputados encerra os trabalhos de 2024 nesta sexta-feira (20/12) e alguns temas ficaram pelo caminho na reta final do ano. Um deles é o chamado “PL da Anistia”. Na avaliação da cúpula da Casa, apesar de estar parada, a polêmica proposta “não está enterrada”, mas terá um caminho difícil quando voltar ao debate entre os deputados.

O Projeto de Lei (PL) nº 2.858/2022 prevê anistia aos envolvidos nas manifestações antidemocráticas de 8 de janeiro de 2023. Em outubro, a proposta estava pronta para ser apreciada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara, mas no dia em que o texto seria apreciado, o presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), retirou o projeto da CCJ numa canetada.

No ofício assinado por Lira na ocasião, ficou determinado que a proposta iria para uma comissão especial. Na prática, a retirada do texto da CCJ e seu encaminhamento para uma comissão devolveu o projeto à estaca zero.

A comissão especial nunca foi criada e a proposta segue paralisada na Câmara. O episódio envolvendo o ataque de um homem-bomba em Brasília (DF) em novembro deixou o debate sobre anistia ainda mais em segundo plano.

Depois do ocorrido, PSol e PT enviaram um requerimento a Lira pedindo o arquivamento da proposta. Houve ainda um terceiro pedido, assinado por 21 deputados federais. O presidente da Câmara, no entanto, não se manifestou sobre nenhum.

Pressão ficará para próximo presidente

Apesar do mandato do presidente da Câmara só encerrar no início de fevereiro, o recesso parlamentar já impede que qualquer movimento seja feito em janeiro. Portanto, a pressão do PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, para que o tema volte a ser discutido deverá recair sobre Hugo Motta (Republicanos-PB), que é o favorito para comandar a Casa a partir de 2025.

A pauta, inclusive, foi usada como moeda de troca para o PL anunciar o apoio ao parlamentar da Paraíba. Porém, além de convencer o presidente da Câmara, a sigla vai precisar buscar diminuir resistências dentro do Congresso.


Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Fafá de Belém aciona a Justiça após onda de ataques nas redes sociais

A cantora Fafá de Belém protocolou uma notícia-crime para investigar a disseminação de conteúdos ofensivos, falsos e difamatórios envolvendo o nome dela nas redes...

No Bonfim, Caiado defende eleição de ACM Neto e afirma que PT “convive bem com facções criminosas”

Goiás: Caiado sinaliza candidatura presidencial e faz leitura da conjuntura na Bahia O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União), abriu caminho para a sua...

Morre, aos 48 anos, Bibi, suposta filha secreta de Freddie Mercury

Bibi, suposta filha secreta de Freddie Mercury, foi revelada pela escritora Lesley-Ann Jones em Love, Freddie, biografia lançada no ano passado. A jovem...