Ao menos dois mortos durante ataque em mercado de Natal na Alemanha

Publicado:

compartilhe esse conteúdo






Ataque em mercado de Natal na Alemanha

Um motorista avançou em alta velocidade contra um mercado de Natal na cidade alemã de Magdeburgo, matando pelo menos duas pessoas e deixando dezenas feridas na noite de sexta-feira (20/12). O caso está sendo tratado pelas autoridades como suspeita de atentado. O suspeito, um cidadão da Arábia Saudita de 50 anos, foi preso.

O mercado de Natal foi fechado e socorristas e policiais se dirigiram ao local. O suspeito teria acelerado em direção à multidão em uma via cercada por estandes natalinos. Ele avançou por pelo menos 400 metros antes de fazer uma curva, enquanto as pessoas fugiam.

O governador da Saxônia-Anhalt, Reiner Haseloff, afirmou que o suspeito vive na Alemanha desde 2006, tem especialização em psiquiatria e reside em Bernburg, a menos de 50 quilômetros de Magdeburgo.

Mensagens postadas pelo suspeito sugerem um perfil crítico ao Islã. Ele teria acusado a Alemanha de promover uma “operação secreta” contra ex-muçulmanos sauditas e conceder asilo a jihadistas sírios. O suspeito mantinha uma página na internet com informações sobre o sistema de asilo alemão.

Em novembro, ele postou nas redes sociais que a Alemanha deveria proteger suas fronteiras contra a imigração ilegal e acusou Angela Merkel de perseguir um plano para “islamizar a Europa”. A Alemanha vem adotando uma política migratória mais restritiva, especialmente em relação aos refugiados.

Outro vídeo publicado pelo suspeito continha mensagens desconexas, sugerindo paranoia. O chanceler federal alemão, Olaf Scholz, se pronunciou sobre o incidente.


Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Câmara dos Deputados reajusta verba de gabinete e cota parlamentar

A direção da Câmara dos Deputados reajustou nesta sexta-feira (20/2) os valores das verbas destinadas aos parlamentares para financiar despesas do mandato (cota parlamentar)...

PGR se manifesta contra prisão domiciliar para Bolsonaro

A Procuradoria-Geral da República (PGR) se manifestou contra o pedido de prisão domiciliar humanitária apresentado pela defesa do ex-presidente Jair Messias Bolsonaro,...

Zelensky diz que EUA será responsável por monitorar cessar-fogo

Joe Raedle/Getty Images O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou nesta sexta-feira (20/2) que os Estados Unidos terão papel central na supervisão de um...