Entendendo a Previdência: Saiba tudo sobre as regras de Aposentadoria Especial em 2025!

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A Aposentadoria Especial apresenta regras permanentes e de transição desde a última Reforma da Previdência, em 2019. Destinada a trabalhadores expostos a agentes nocivos à saúde ou integridade física, essa modalidade contempla profissionais de diferentes setores, como saúde, construção civil, indústria, metalurgia, vigilância, motoristas e mineradores, tanto na iniciativa privada quanto no serviço público.

Além disso, a Aposentadoria Especial da Pessoa com Deficiência (PcD) é devida a indivíduos com deficiências físicas, mentais, intelectuais, sensoriais ou múltiplas que, apesar das barreiras enfrentadas, contribuem e têm direito à aposentadoria.

No que diz respeito às regras para o ano de 2025, estão sendo discutidas no STF possíveis mudanças, especialmente em relação ao requisito de idade mínima para obter a aposentadoria especial.

A discussão visa avaliar a constitucionalidade desse critério, que impacta diretamente na antecipação da aposentadoria e nas relações entre empregados e empregadores, considerando o tempo de exposição a agentes nocivos no ambiente de trabalho.

Já a Aposentadoria da Pessoa com Deficiência, criada em 2013, mantém as mesmas regras desde então. Necessita de carência de 180 meses em todos os casos e pode ser concedida com base no tempo de contribuição ou na idade do segurado.

As regras de cálculo da renda permanecem inalteradas, com coeficientes que variam conforme o tipo de aposentadoria. Para as aposentadorias por idade, são 100% do Salário de Benefício, enquanto para as por tempo de contribuição, são 70% + 1% por grupo de 12 contribuições.

Diante dessa complexidade, é essencial buscar orientação especializada para não correr riscos de pagar valores desnecessários. O aconselhável é contar com um advogado especializado em Previdência, que poderá analisar cada caso e propor as melhores estratégias para a aposentadoria, através de um Planejamento Previdenciário.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

“Ruim igual a mãe”; ex-conselheiro do DF agride mulher e ameaça filha

O Juizado de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher de Santa Maria acatou pedido do Ministério Público e determinou a concessão de medidas...

Mortes e demissões: fuga cinematográfica da Papuda completa 10 anos

Há exatamente 10 anos, na madrugada de 21 de fevereiro de 2016, 10 presos que estavam cumprindo pena no Complexo Penitenciário da Papuda fugiram...

Ações na Justiça e ruído com evangélicos: o saldo do desfile pró-Lula

O desfile da Acadêmicos de Niterói em homenagem ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deixou um saldo de quase uma dezena de...