O exército dos EUA afirmou ter bombardeado instalações militares dos rebeldes houthis na capital do Iêmen, Saná. Isso ocorreu após os houthis reivindicarem o lançamento de um míssil contra Israel, que deixou 16 feridos leves. O Comando Central dos Estados Unidos para o Oriente Médio anunciou que os ataques foram direcionados a uma instalação de armazenamento de mísseis e a um centro de comando dos houthis, que são apoiados pelo Irã.
Além disso, o Centcom informou que derrubou drones rebeldes e mísseis de cruzeiro sobre o Mar Vermelho. A emissora Al Massirah, afiliada aos houthis, relatou um “ataque” no setor de Attan, em Saná. Os houthis controlam uma parte significativa do Iêmen e já lançaram mísseis contra Israel várias vezes desde o início da guerra em Gaza, há mais de um ano.
Os houthis também atacam frequentemente embarcações vinculadas a Israel, EUA ou Reino Unido no Mar Vermelho e no Golfo de Aden, apesar dos contra-ataques israelenses. O grupo faz parte do “eixo da resistência”, uma coalizão de organizações hostis a Israel e vinculadas ao Irã, como o Hezbollah libanês, o Hamas palestino e o regime sírio deposto de Bashar al Assad.

Facebook Comments