O Hamas e outros grupos palestinos estão considerando a possibilidade de um cessar-fogo em Gaza, afirmando que estão mais perto do que nunca de um acordo, desde que Israel não imponha novas condições. O Hamas, a Jihad Islâmica e a Frente Popular para a Libertação da Palestina divulgaram um comunicado conjunto após uma reunião no Cairo, onde expressaram otimismo com as negociações em andamento, mediadas pelo Catar, Egito e EUA.
Um líder do Hamas declarou à AFP que houve avanços significativos nas conversas dos últimos dias, com acordo em grande parte dos pontos relacionados ao cessar-fogo e à troca de prisioneiros. A conclusão do acordo está prevista para antes do final do ano, desde que não haja novas condições por parte de Israel.
O conflito na Faixa de Gaza teve início com um ataque do Hamas ao sul de Israel, resultando no sequestro de 251 pessoas, das quais 96 permanecem em Gaza, sendo que 34 delas foram declaradas mortas. Além disso, 1.208 pessoas, em sua maioria civis, foram mortas durante a ofensiva israelense, que resultou em pelo menos 45.227 mortes em Gaza.

Facebook Comments