Sala Martins Pena do Teatro Nacional é reaberta com evento prestigiado

Publicado:

compartilhe esse conteúdo


Considerado um marco da cultura e da arte brasileira, o Teatro Nacional Claudio Santoro abriu as portas, nessa sexta-feira (20/12), para uma noite que ficará marcada na história da capital federal e de quem esteve presente no evento. Houve a esperada reinauguração da Sala Martins Pena, uma das três do complexo projetado por Oscar Niemeyer. Prestigiada por autoridades, a cerimônia contou com uma apresentação inédita da Orquestra Sinfônica Teatro Nacional Claudio Santoro (OSTNCS) com a dupla Chitãozinho e Xororó.

Diante desse episódio histórico e marcante de sua gestão, o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, fez questão de comparecer ao ilustre evento. Acompanhado da esposa, a primeira-dama do DF, Mayara Noronha Rocha; e de filhos, o chefe do Executivo ressaltou a importância da reabertura da Sala Martins Pena, inaugurada oficialmente 1966. Primeiramente, ocorreu um coquetel e, em seguida, os discursos e o show.

Entre os presentes estiveram autoridades dos Três Poderes do DF e do Brasil, como representantes do Judiciário, secretários de Estado, e deputados federais e distritais, além de presidentes de entidades e empresários. Como Claudio Santoro (1919-1989) não está mais presente para receber todos os aplausos, a esposa dele, Gisèle Santoro, compareceu à ocasião e agradeceu todos os tributos feitos ao compositor e maestro.

Metr%C3%B3poles
Ibaneis Rocha discursa durante a cerimônia
Metr%C3%B3poles
Gisèle Santoro

Discursos

Em discurso, o governador do DF, Ibaneis Rocha, destacou estar “muito emocionado” por presenciar a reabeartura do Teatro Nacional por meio da reinauguração da Sala Martins Pena. “Eu assumi um compromisso quando ganhei a eleição em 2018 de que iria colocar todos os espaços públicos de Brasília em funcionamento, e não foi fácil esse aqui. Nós gastamos R$ 80 milhões dos recursos do Distrito Federal para reabrir essa sala”, frisou.

Conforme relatou o governador, toda a estrutura do Teatro Nacional passará por uma reforma, que custará R$ 315 milhões. “Fui convidado para visitar [a obra] antes da abertura e eu falei: ‘Não piso lá enquanto não estiver lançado e não tenha os recursos garantidos para terminar toda a obra’”, recordou. Ibaneis prosseguiu: “Cumprido o compromisso, nós publicamos o edital.”

Metr%C3%B3poles
Placa do Teatro Nacional Claudio Santoro

Ibaneis brincou ao dizer que a população costuma dizer que ele “gosta de viaduto e de obra”. Em seguida,  acrescentou ter o máximo de cuidado com o patrimônio da cidade e listou projetos em andamento. “Todas as tesourinhas foram reformadas e estão fazendo calçadas pela cidade, asfalto… Eu vou entregar todos os espaços públicos”, citou.

“Ontem, começamos a obra do Autódromo, que vamos devolver até o mês de julho para a população do Distrito Federal. Não tenho vergonha de dizer que recebi uma cidade ao abandono. As pessoas não cuidavam da cidade e eu não tenho medo de dizer também quem eram eles, foram os partidos de esquerda, o PT, o PSD. Nós temos que ter coragem”, complementou.

Legado de Claudio Santoro

O secretário de Cultura e Economia Criativa do DF, Claudio Abrantes, salientou sobre manter o legado de Claudio Santoro vivíssimo. “Ele não deu apenas o nome a esse complexo. Ele deu a própria vida à frente da música brasileira, divulgando-a, e fundando a nossa orquestra, que completou este ano 45 anos de existência, e é um patrimônio do DF”, sustentou.

À coluna Claudia Meireles, Abrantes referiu-se à abertura do Teatro Nacional como “viver um sonho”. “Estamos muito felizes com tudo isso e esperamos, em breve, também iniciar a obra da Villa Lobos e assim por diante”, revelou. Ele emendou: “Quero ver essa casa cheia o tempo todo”.

Metr%C3%B3poles
Diretora-executiva do BRB Cristiane Maria Lima Bukowitz; primeira-dama do DF, Mayara Noronha Rocha; Mateus Rocha; governador do DF, Ibaneis Rocha, com o secretário de Cultura e Economia Criativa do DF, Claudio Abrantes; e os presidentes da Fercomércio-DF, José Aparecido da Costa; e Terracap, Izidio Santos Junior

Quem também discursou foi o presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal (Fecomércio-DF), José Aparecido da Costa, que também é conselheiro do Serviço Social do Comércio (Sesc-DF) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac-DF). Ele defendeu que não medirá esforços nem diálogo para melhorar a atuação do comércio e do setor produtivo com o GDF.

Sob aplausos, ocorreu a sanção do projeto de lei que dispõe sobre a carreira de músico da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro do Distrito Federal. O governador do DF convidou os músicos componentes da OSTNCS para subirem ao palco durante o momento.

“Eles [músicos] fazem a história deste teatro e eu fico muito feliz por vocês. Fiz isso por merecerem. Fiz questão de sancionar essa lei, hoje, para mostrar o carinho que eu tenho por vocês que fazem tanto pela nossa cidade e pelo país. Vocês tocam e iluminam o Brasil”, enfatizou Ibaneis Rocha.

Metr%C3%B3poles
Ibaneis Rocha sanciona a lei para os músicos da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro
Metr%C3%B3poles
Momento em que Ibaneis Rocha sanciona a lei para os músicos da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro

Show

Após a série de discursos e homenagens, o maestro Claudio Cohen conduziu a Orquestra Sinfônica Teatro Nacional Claudio Santoro, e a dupla sertaneja Chitãozinho e Xororó subiu ao palco para cantar os maiores sucessos da carreira. Os cantores apresentaram o show Por Todos os Tempos. Evidências, Rancho Fundo e Sinônimos estiveram entre as canções entoadas.

“Agradecemos a presença de cada um de vocês”, comentou Chitãozinho. Já Xororó fez um pedido: “Queremos que vocês fiquem muito à vontade para cantar conosco? Vocês fazem parte do show e, primeiramente, eu queria mais uma vez, o carinho de vocês para essa sinfônica maravilhosa”. 

Metr%C3%B3poles
Maestro Claudio Cohen e a dupla sertaneja no palco da Sala Martins Pena
Metr%C3%B3poles
Plateia animadíssima no evento

Emoção

Subsecretário do Patrimônio Cultural do DF, Felipe Ramón foi mencionado tanto pelo governador do DF quanto pelo secretário de Cultura por ter “morado” no Teatro Nacional por quase dois anos. “Nós tivemos que nos debruçar sobre cada detalhe que foi realizado aqui, do rejunte do azulejo ao palco em sua monumentalidade. Foi um trabalho muito minucioso e delicado, mas também um investimento grande de tempo, de recursos humanos e de responsabilidade”, sustentou.

Na avaliação do maestro Claudio Cohen, a reinauguração da Sala Martins Pena exprime a sensação de “retorno para casa depois de uma longa viagem”. “É como voltar e ter todas aquelas memórias revisitadas, aqueles bons momentos vivenciados nesse palco, que agora está requalificado e com a sala toda remodelada. É muita emoção”, compartilhou.

Metr%C3%B3poles
Gisèle Santoro e Maestro Claudio Cohen

Confira os cliques do evento pelo olhar da fotógrafa Wey Alves:

Metr%C3%B3poles
Luiz Estevão; governador do DF, Ibaneis Rocha; e Cleucy Estevão
Metr%C3%B3poles
Chitãozinho; primeira-dama do DF, Mayara Noronha Rocha; governador do DF, Ibaneis Rocha; Xororó; e secretário de Cultura e Economia Criativa do DF, Claudio Abrantes
Metr%C3%B3poles
CEO do Metrópoles, Lillian Tahan; e governador do DF, Ibaneis Rocha
Metr%C3%B3poles
Maestro Claudio Cohen
Metr%C3%B3poles
Ministro do TST Douglas Alencar Rodrigues; e Elayne Menezes Garcia
Metr%C3%B3poles
Desembargador Roberval Belinati; e deputada federal Bia Kicis (PL-DF)
Metr%C3%B3poles
Juliana Albuquerque; governador do DF, Ibaneis Rocha; e Gustavo Henrique
Metr%C3%B3poles
Deputado federal Julio César Ribeiro (Republicanos-DF); e Sônia Ribeiro
Metr%C3%B3poles
Deputado federal Gilvan Maximo (Republicanos-DF)
Metr%C3%B3poles
Maju Reisman; Lelê Linhares; Natalia Linhares; deputado federal Fred Linhares (Republicanos-DF); e o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do DF, Leonardo Reisman
Metr%C3%B3poles
Deputada distrital Doutora Jane (MDB-DF); e Paulo Marcelo Vicente
Metr%C3%B3poles
Luís Felipe Belmonte; deputada distrital Paula Belmonte (Cidadania-DF); e Aurora Moreno
Metr%C3%B3poles
Claudia Meireles; e secretário de Cultura e Economia Criativa do DF, Claudio Abrantes
Metr%C3%B3poles
Secretário de Estado do DF, José Humberto Pires de Araújo; e Tainá Araújo
Metr%C3%B3poles
Ana Paula Hoff; e secretário de Relações Internacionais do DF, Paco Britto
Metr%C3%B3poles
Mariana Bertino Araújo; e secretário de Turismo, Cristiano Araújo
Metr%C3%B3poles
Secretária de Justiça do DF, Marcela Passamani; e Telma Passamani
Metr%C3%B3poles
Fernanda Junqueira e o Secretário de Esporte e Lazer do DF, Renato Junqueira
Metr%C3%B3poles
Secretária da Mulher do DF, Giselle Ferreira; e José Wilson
Metr%C3%B3poles
Subsecretário do Patrimônio Cultural da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec-DF), Felipe Ramón
Metr%C3%B3poles
Flávio Marcílio e Janete Vaz
Metr%C3%B3poles
Primeira-dama do DF, Mayara Noronha; Claudia Meireles; e Cleucy Estevão
Metr%C3%B3poles
Primeira-dama do DF, Mayara Noronha; Juliana Albuquerque; Lilian Tahan; e Gustavo Henrique
Metr%C3%B3poles
Gisèle Santoro e Luiz Estevão
Metr%C3%B3poles
Caio Barros e Mateus Rocha
Metr%C3%B3poles
Fabiane Cohen e maestro Claudio Cohen
Metr%C3%B3poles
Presidente do Sindivaregista-DF, Sebastião Abritta; e Karine Abritta
Metr%C3%B3poles
Natalia Linhares; deputado federal Fred Linhares (Republicanos-DF); e Lelê
Metr%C3%B3poles
Gisèle Santoro
Metr%C3%B3poles
Cleucy Estevão e Luiz Estevão
Metr%C3%B3poles
Claudia Meireles; e governador do DF, Ibaneis Rocha
Metr%C3%B3poles
Fernando Ouriques e Maestro Claudio Cohen
Metr%C3%B3poles
Luzineide Getro, Claudia Meireles e Adélia Bonfim
Metr%C3%B3poles
Cristiane Adriano e Osório Adriano
Metr%C3%B3poles
Gisèle Santoro e maestro Claudio Cohen
Metr%C3%B3poles
Arquitetas responsáveis pelo projeto de restauro, Antonela Sole e Debora Fruet
Metr%C3%B3poles
Lilian Tahan, Claudia Meireles, Luiz Estevão, Cleucy Estevão e Juliana Albuquerque
Metr%C3%B3poles
Governador do DF, Ibaneis Rocha; e deputado federal Julio César Ribeiro (Republicanos-DF)
Metr%C3%B3poles
Lilian Tahan, Luiz Estevão e Cleucy Estevão
Metr%C3%B3poles
Milena Correa; e subsecretário do Patrimônio Cultural da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec-DF), Felipe Ramón
Metr%C3%B3poles
Deputado distrital Martins Machado (Republicanos-DF); e Tatiane Machado
Metr%C3%B3poles
Cleber Lopes, Adriana Lopes e Guilherme Machado
Metr%C3%B3poles
Convidados aplaudem
Metr%C3%B3poles
Juliana Albuquerque, Degiane Egídio e Valter Egídio
Metr%C3%B3poles
Antonela Sole, Gisèle Santoro e Debora Fruet
Metr%C3%B3poles
Claudia Pereira e Sandra Rodrigues
Metr%C3%B3poles
Cleber Lopes e Adriana Lopes
Metr%C3%B3poles
Maria Paula Fidalgo apresenta o evento
Metr%C3%B3poles
Momentos da apresentação
Metr%C3%B3poles
Primeira-dama do DF, Mayara Noronha Rocha; Mateus Rocha; governador do DF, Ibaneis Rocha, com o secretário de Cultura e Economia Criativa do DF, Claudio Abrantes; e os presidentes da Fercomércio-DF, José Aparecido da Costa; e Terracap, Izidio Santos Junior
Metr%C3%B3poles
Governador sanciona lei durante o evento
Metr%C3%B3poles
Discurso do governador do DF
Metr%C3%B3poles
Lançamento da placa do Teatro Nacional Claudio Santoro
Metr%C3%B3poles
Placa do Teatro Nacional Claudio Santoro
Metr%C3%B3poles
Maestro Claudio Cohen
Metr%C3%B3poles
Chitãozinho e Xororó
Metr%C3%B3poles
Momento do show do Chitãozinho e Xororó
Metr%C3%B3poles
Plateia animada
Metr%C3%B3poles
Chitãozinho
Metr%C3%B3poles
Xororó
Metr%C3%B3poles
Show inesquecível
Metr%C3%B3poles
Cleucy Estevão e Luiz Estevão
Metr%C3%B3poles
Cleucy e Luiz Estevão
Metr%C3%B3poles
Chitãozinho e Xororó cantaram sucessos da carreira
Metr%C3%B3poles
Rancho Fundo e Evidências estiveram no setlist da dupla
Metr%C3%B3poles
Aplausos para o maestro Claudio Cohen e Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro
Metr%C3%B3poles
Fim do show
Metr%C3%B3poles
Dupla sertaneja faz reverência para o público
Metr%C3%B3poles
Fabiane Cohen e Claudia Meireles
Metr%C3%B3poles
Fernando Cavalcanti
Metr%C3%B3poles
Musicista Virginia Hogan
Metr%C3%B3poles
Deputada distrital Bia Kicis (PL-DF); Maria Paula Fidalgo; Tania Araújo; e secretário de Estado do DF, José Humberto Pires de Araújo
Metr%C3%B3poles
Fabiane Cohen, Claudio Cohen e Maria Paula Fidalgo
Metr%C3%B3poles
Chitãozinho & Xororó com Claudia Maireles
Metr%C3%B3poles
Adélia Bonfim, Marlúcio Bonfim, Nelma Caixeta, Luzineide Getro, Verônica Suaiden, Jamil Suaiden, Adriana Lopes e Cleber Lopes
Metr%C3%B3poles
Sala Martins Pena do Teatro Nacional

Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Operação Petardo: em 53% dos casos, Bope é acionado para “falsas bombas”

O Esquadrão de Bombas do Bope desativou, nesta quarta-feira (14/1), um artefato semelhante a uma granada localizado na QNN 3, em Ceilândia (DF)....

Por que presídio onde Bolsonaro está detido no DF se chama Papudinha

O 19º Batalhão da Polícia Militar do Distrito Federal (19º BPM), conhecido popularmente como Papudinha, ganhou as manchetes com a transferência de Jair...

Caso das crianças desaparecidas em Bacabal entra no 13° dia de buscas

O desaparecimento de Isabelle, 6 anos, e Michael, 4, no quilombo de São Sebastião dos Pretos, em Bacabal, Maranhão, completa nesta sexta-feira (16/1)...