Foragidos do 8/1 se frustram com Milei e ficam na mira da polícia na Argentina

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A tentativa de foragidos do Brasil de se refugiarem na Argentina, especialmente durante o governo de Javier Milei, não foi como esperavam. Mais de 50 deles estão sendo procurados pela polícia argentina, enquanto cinco já foram presos.

O presidente ultraliberal não demonstrou apoio aos foragidos, que esperavam asilo político ou alguma facilidade no processo de refúgio, o que não ocorreu até o momento. Com isso, muitos deles estão com medo de serem presos e tentam uma vida mais discreta.

Alguns foragidos chegaram a apelar por ajuda financeira nas redes sociais, enquanto outros, como Ueliton Guimarães de Macedo, foram vistos frequentemente em estabelecimentos brasileiros em Buenos Aires, mas agora estão sumidos.

O processo de análise de refúgio tende a ser demorado, e as autoridades argentinas responsáveis pelo tema não são vistas como totalmente independentes. As extradições dos foragidos brasileiros só devem ser decididas após todas as etapas legais serem cumpridas.

O governo de Milei não sinalizou publicamente apoio aos foragidos do Brasil, ao contrário do que fez em relação às vítimas da ditadura na Venezuela. Portanto, para autoridades brasileiras, é improvável que haja intervenção por parte do presidente argentino.

Com a expectativa de decisões internacionais sobre os condenados pelo ataque do 8 de janeiro previstas para o primeiro semestre de 2025, os foragidos brasileiros se veem agora sem a Argentina como opção de fuga.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Canetas emagrecedoras do Paraguai são consideradas falsas. Entenda

Nos últimos meses, mesmo com a proibição brasileira, canetas emagrecedoras feitas no Paraguai têm circulado entre pacientes que cruzam a fronteira em busca...

‘O Agente Secreto’ repete feito de ‘Ainda Estou Aqui’ e conquista indicação ao Oscar de Melhor Filme

O Agente Secreto, de Kleber Mendonça Filho, foi indicado ao Oscar de Melhor Filme, na categoria principal, colocando o cinema brasileiro em destaque...

Escritório da esposa de Moraes defende Master em caso enviado ao STF

O escritório de advocacia de Viviane Barci Moraes, esposa do ministro Alexandre de Moraes, do STF, defende o Banco Master em um processo...