Setor Comercial Sul e Taguatinga fazem testes com totens de segurança

Publicado:

compartilhe esse conteúdo




Totens de Segurança

O Setor Comercial Sul e Taguatinga, ao lado da Praça do Relógio, estão realizando testes com totens de segurança a partir desta terça-feira (24/12). A iniciativa é da Secretaria de Segurança Pública do DF (SSP-DF), em parceria com a Secretaria de Ciência e Tecnologia (Secti-DF) e a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF).

Com o objetivo de contribuir no atendimento de emergências, redução da criminalidade, investigações criminais e na sensação de segurança, a ferramenta está operando de forma experimental nesse primeiro momento. Os testes terão a duração de 90 dias e, após esse período, relatórios e análises serão feitos para demonstrar a eficácia da tecnologia.

“A continuidade da nova ferramenta, e sua expansão para outras regiões administrativas, dependerá da eficácia e da análise dos relatórios”, destaca o secretário de Segurança Pública do DF, Sandro Avelar.

O sistema de acionamento de emergências conta com seis câmeras – quatro fixas, uma móvel e outra que permite visualizar quem fez o acionamento – que poderão contribuir com as investigações policiais. As imagens serão enviadas para o Centro de Operações da Polícia Militar (Copom) e para o Centro Integrado de Operações de Brasília (Ciob).

Os totens possuem quatro metros de altura e integram várias funcionalidades em um único dispositivo, como estrutura robusta, sistema de giroflex semelhante ao das viaturas policiais, comunicador de alta potência que envia alertas à população e mensagens automáticas de áudio para campanhas educativas, além do monitoramento por câmeras 360° simultâneas.

O uso das imagens captadas pelas câmeras poderá reduzir o tempo de investigação e responsabilização dos infratores, auxiliando nas ações policiais. Serão dois toques para acionar o totem em situações de emergência, com um processo rápido de atendimento pela PMDF.

Os postes de segurança foram instalados em áreas estratégicas, considerando locais com alta incidência criminal e grande circulação de pessoas. O dispositivo poderá integrar o Projeto de Videomonitoramento Urbano do Distrito Federal (PVU) e já está presente em 14 estados do Brasil, como São Paulo e Pará.


Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Operação da Polícia Civil prende suspeita de tráfico de drogas no Centro de Salvador

Polícia Civil prende mulher por tráfico em Salvador durante operação Contenção Operação Contenção realizada pela Polícia Civil, na manhã desta sexta-feira (16), resultou na...

Porta-voz de Trump se irrita com pergunta e ataca jornalista: “Ativista enviesado”. Veja vídeo

A porta-voz do governo de Donald Trump, Karoline Leavitt, subiu o tom durante uma coletiva na Casa Branca nesta quinta-feira (15/1), desqualificando um...

Jovem de 19 anos é preso com arma de uso restrito e quase 2 quilos de maconha no Bairro Liberdade

Itamaraju recebeu uma operação conjunta da Polícia Civil da Bahia e da 43ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM),...