A Prefeitura de Salvador, por meio da Defesa Civil de Salvador (Codesal), desenvolveu um protocolo oficial para combater os efeitos do calor durante as festas populares da cidade. As medidas incluem a instalação de locais de hidratação, distribuição de água, protetor solar e o uso de aspersores com jatos de água, que serão acionados se a temperatura ultrapassar os 36°C.
O diretor-geral da Codesal, Sosthenes Macêdo, afirmou que os protocolos foram estabelecidos no ano anterior para serem implementados em situações de sensação térmica elevada. Ele ressaltou que, apesar de não haver previsão de ondas de calor, a presença de uma massa de ar quente trará uma sensação abafada, mesmo dentro dos parâmetros de segurança meteorológica.
Entre as medidas adotadas estão os pontos de hidratação, distribuição de protetor solar e o uso de aspersores com jatos de água. O alerta foi motivado pela morte de Ana Clara Benevides Machado, de 23 anos, durante um show da cantora Taylor Swift, no Rio de Janeiro, em novembro de 2023, devido a exaustão causada pelo calor.
O verão começou oficialmente com temperaturas elevadas em Salvador. Os termômetros marcaram 31°C, com sensação térmica de 33°C. Para a semana, a previsão é de mínimas de 25°C e máximas de 31°C, com sensação térmica podendo chegar a 37°C.
Para eventos de grande porte, a Codesal recomenda medidas como evitar exposição direta ao sol, utilizar protetor solar, bonés, chapéus, óculos escuros com proteção UV, guarda-sol, roupas claras e leves, além de aumentar a ingestão de líquidos, buscar locais arejados e sombreados, fazer refeições leves, oferecer água suficiente para crianças e idosos, e procurar ajuda médica em caso de mal-estar. Em situações de risco, a população pode ligar gratuitamente para o número 199.

Facebook Comments