Vereador gaúcho que ofendeu baianos após resgate em vinícolas do RS é condenado a pagar R$ 50 mil de indenização

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A 5ª Vara Federal de Caxias do Sul condenou o vereador Sandro Fatinel (PL), de Caxias do Sul, a pagar R$ 50 mil de indenização e perder o cargo público por induzir discriminação e preconceito contra os baianos. A pena de três anos e 20 dias foi substituída por prestação de serviços à comunidade e pagamento de 30 salários mínimos.

Após o resgate de trabalhadores em situação de trabalho escravo em vinícolas de Bento Gonçalves, o vereador Fantinel proferiu ofensas contra os operários em uma sessão na Câmara Municipal. Ele comparou os argentinos como trabalhadores exemplares e os baianos como sujos e preguiçosos.

O Ministério Público Federal afirmou que o discurso de Fantinel gerou humilhação e constrangimento ao povo nordestino. O juiz destacou que a comparação entre argentinos e baianos tinha o claro objetivo de menosprezar as pessoas da região.

A sentença foi proclamada em 17 de dezembro, e o juiz apontou a incitação à discriminação religiosa e racial. Classificou o caso como discurso de ódio, visto que a fala do vereador foi disseminada nas redes sociais de forma consciente.

Fantinel tentou se justificar alegando imunidade parlamentar e que sua intenção não era ofender, mas sim agradar seus eleitores. Alegou falta de instrução e o uso de figuras de linguagem. Mesmo assim, a decisão do TRF-4 pode ser contestada.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Polícia Militar conduz homem e motocicleta suspeita de adulteração

Na tarde de quarta-feira, 14 de janeiro, policiais militares da 87ª CIPM, acompanhados por alunos do 13º BEIC, receberam informações do CICOM sobre...

TRT-BA convoca eleição extraordinária para preenchimento de vaga no Órgão Especial após falecimento de desembargador

O TRT-BA (Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região) convocou uma sessão extraordinária do Tribunal Pleno para eleger um novo membro do Órgão...

Michelle Bolsonaro rebate críticas, chama Allan dos Santos de “boneco de ventríloquo” e manda ele “se enxergar”

Nesta quarta-feira, 14, a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) divulgou uma carta nas redes sociais respondendo às críticas do influenciador Allan dos Santos, que...