CNJ aprova nota técnica que ratifica protocolo da OIT sobre trabalho forçado

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) aprovou por unanimidade uma nota técnica em apoio à ratificação do Protocolo Facultativo à Convenção nº 29 da Organização Internacional do Trabalho (OIT) sobre Trabalho Forçado ou Obrigatório.

Relatada pelo conselheiro Alexandre Teixeira, a nota técnica foi julgada na 8ª Sessão Virtual Extraordinária de 2024, encerrada em 19 de dezembro. A demanda surgiu após a 2ª edição da Reunião do Observatório de Direitos Humanos do Poder Judiciário (ciclo 2023-2025), realizada em fevereiro, na qual foram sugeridas propostas para promover o trabalho decente e enfrentar o trabalho análogo ao escravo.

Ao longo desse mais de 90 anos, a Convenção nº 29 da OIT definiu o trabalho forçado, considerando as mudanças ocorridas no contexto do trabalho forçado. Dados da OIT até 2021 apontam que 27,6 milhões de pessoas foram submetidas a trabalho forçado.

O Protocolo Facultativo de 2014 atualizou a Convenção 29, introduzindo uma técnica que permite ao tratado receber menos reservas possíveis. A Convenção nº 29 foi inserida no ordenamento jurídico brasileiro na década de 50 e define o trabalho escravo em diversas situações.

O protocolo estabelece critérios para prevenção do trabalho escravo e proteção das vítimas, com cinco eixos de atuação do Estado. Inclui a criminalização da conduta de cooptar e utilizar mão-de-obra forçada, consulta a organizações de empregadores e trabalhadores na construção da política nacional, entre outros pontos.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Município de Ipiaú na Bahia registra cinco homicídios em um fim de semana

O município baiano de Ipiaú registrou cinco assassinatos em menos de 48 horas, entre a noite da sexta-feira (16) e a madrugada deste...

Em artigo no NYT, Lula cutuca Trump: “Hemisfério pertence a todos nós”

Resumo para SEO: Lula critica intervenções dos EUA na Venezuela, defende solução democrática e o respeito ao direito internacional. Artigo no The New...

Homem é morto com tiro na cabeça enquanto dormia em casa no Bairro São Brás, em Prado

Carlos Henrique Barreto dos Santos, 39 anos, foi assassinado com um tiro na cabeça enquanto dormia em sua residência no bairro São Brás,...