Novas autoridades sírias anunciam dissolução dos serviços de segurança

Publicado:

O novo chefe dos serviços de inteligência da Síria, Anas Jattab, anunciou no último sábado (28) um plano para “reestruturar” a instituição sob o comando do presidente deposto Bashar Al Assad. Isso inclui a “dissolução” de todas as divisões dos serviços de segurança, que por décadas foram instrumentos de repressão temidos pela população síria.

Jattab, nomeado pelas novas autoridades que derrubaram Assad em 8 de dezembro, afirmou que a instituição de segurança será reformada após a dissolução e reestruturação dos serviços. Ele declarou: “A honra do nosso povo será preservada.” Em comunicado divulgado pela agência oficial de notícias Sana, o chefe de inteligência destacou o sofrimento dos sírios sob a opressão do antigo regime, que disseminou corrupção e infligiu tortura.

Após a fuga de autoridades e agentes de segurança ligados ao governo de Assad, muitas pessoas presas pelos serviços secretos foram libertadas, principalmente em Damasco. Agora, esses locais estão sob controle de combatentes islamistas do Hayat Tahrir Al Sham (HTS), grupo que liderou a coalizão armada responsável por assumir o poder no país. Familiares de desaparecidos procuram informações nos centros de segurança da capital.

A situação de dezenas de milhares de presos e desaparecidos é um dos aspectos mais dolorosos do conflito na Síria, que já dura mais de 13 anos e deixou mais de meio milhão de mortos. Segundo o Observatório Sírio para os Direitos Humanos (OSDH), mais de 100 mil pessoas morreram em prisões e centros de detenção sírios desde o início do conflito em 2011, após manifestações pró-democracia brutalmente reprimidas.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Brasileiros detidos em Israel denunciam falta de água e comida em prisão; Brasil cobra libertação imediata

Advogados que representam os brasileiros e outros integrantes da Global Sumud Flotilla relataram que os detidos passaram o dia 2 de outubro sem...

Reino Unido está em estado de alerta após ataque à sinagoga de Manchester

O Reino Unido está em estado de alerta após um ataque trágico a uma sinagoga em Manchester, onde duas pessoas foram mortas. O...

Hamas pede mais tempo para analisar plano de Trump para Gaza

O Hamas está em busca de mais tempo para avaliar o plano de paz proposto por Donald Trump para Gaza. O líder do...